Membro de conselhos de Saúde e Trânsito considera mototáxi “ameaça” e prevê aumento de acidentes

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Diante do anúncio feito pelo aplicativo de transportes 99 que promete iniciar a partir de 11 de janeiro o 99Moto, uma espécie de mototáxi em nove cidades, dentre as quais João Pessoa, já começaram a surgir reações contrárias. Jamacyr Mendes é membro do Conselho Estadual de Saúde e do Conselho Municipal de Mobilidade
Urbana e se posicionou contra a novidade. Em artigo encaminhado ao ParlamentoPB, ele revela as motivações e considera que o serviço, caso implantado na capital paraibana, será “uma ameaça”, um fator de tumulto no trânsito e um gerador de mais acidentes.

Confira a íntegra do artigo:

Minha vivência, tanto como eventual membro do Conselho Estadual de Saúde (representando a Aspadef) e do Conselho Municipal de Mobilidade Urbana (representando um dos segmentos estudantis), impulsiona-me a fazer
a presente declaração pública e abominar a omissão diante da preocupante notícia de que agora, dia 11, inicia-se em João Pessoa a operação de serviço remunerado privado individual de passageiros através de motos, serviço este mais conhecido como MOTOTÁXI.

Como membro do Conselho Municipal de Mobilidade Urbana (vinculado à Semob-JP) desconheço que referido órgão tenha apreciado e aprovado, para a capital paraibana, essa atividade de mototáxi, já conhecida como tumultuadora do trânsito das cidades de médio e grande portes. E como membro do Conselho Estadual de Saúde minha consciência cidadã jamais se omitiria em declarar conhecer que as estatísticas semanais de acidentes no
trânsito apontam que a maioria das mazelas físicas dele decorrentes envolvem esse tipo de veículo automotor (moto). Ou seja: tratando-se de um serviço que implica em um segundo e simultâneo utilizador no mesmo
veículo (moto), a tendência natural será a de crescimento de acidentes atingindo e provocando mais mazelas físicas nos acidentados!

Conforme já aqui declarado, desconheço que Poder Público Municipal tenha dado autorização para que esse serviço de MOTOTÁXI funcione na cidade de João Pessoa. E para que tal ocorra é exigível uma lei municipal, que não há. Esta lei é exigível porquanto a legislação federal, na conhecida Lei Nacional de Mobilidade Urbana e em face da inclusão de dispositivo feita em 2018, assim determina: – “Compete exclusivamente aos Municípios e ao Distrito Federal regulamentar e fiscalizar o serviço de transporte remunerado privado individual de passageiros previsto no inciso X do art. 4º desta Lei no âmbito dos seus territórios”.

Há quem argumente, como vantagem para a economia da cidade, novos “empregos” que seriam gerados para motociclistas. Atente-se, porém, que essa “geração de empregos” TIRA OS EMPREGOS DOS TAXISTAS, além de, como aqui já expresso, mais tumultuar o trânsito e provocar mais acidentes, causando mais mazelas físicas a acidentados.

Por estas razões aqui faço esta declaração pública na expectativa de que as instituições competentes, especialmente a Prefeitura de João Pessoa, adotem as medidas judiciais que o caso exige para sustar essa ameaça de mototáxi na capital paraibana, serviço que, se implantado inicialmente com esse nome de 99MOTO, não demorará para que surjam até os clandestinos do próprio 99MOTO face a dificuldade de fiscalização pelo setor público.

Jamacyr Mendes Justino

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Concursadas se acorrentam à prefeitura de Bayeux em protesto pela não convocação

Polícia localiza veículo usado em assaltos, prende foragida da Justiça e realiza flagrante em Campina Grande

Fernando Cunha Lima é condenado a 32 anos por estupro de vulnerável

Anteriores

brasilvisse

Copa do Mundo impulsiona expectativas de faturamento entre empreendedores paraibanos

brazmorrone

Delegado preso por associação ao tráfico pede prisão domiciliar humanitária

@FOTO_EDNALDO_ARAUJO_(83)98726_6840

TJPB aprova anteprojeto do novo PCCR dos servidores do Judiciário

elencopbb

Elenco de Cangaço Novo retorna à Roliúde Nordestina para Festa do Bode Rei

alpbprint

Comissão de Orçamento da ALPB aprova parecer preliminar da LDO 2027

tre-pb

TRE-PB reúne forças de segurança para planejamento integrado das eleições

lucasseds

Lucas Ribeiro apresenta resultados da Segurança e inicia Operação S. João após queda de 55% da violência letal em Campina

leopsb

Leo Bezerra questiona João sobre postura do PSB, que lhe faz oposição

TRESDONORDESTE

Programação do Arraiá Mangabeira segue nesta quinta com show gratuito de “Os 3 do Nordeste”

csm_policia_civil_paraiba_joao_pessoa_23_f2d6c68b06

Polícia Civil prende investigados por estupro de vulnerável praticado no Mercado Central de João Pessoa