Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Medicina lidera a concorrência do PSS 2011 com 46,3% candidatos por vaga

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A exemplo do que se verificou nos últimos dois anos, também no Processo Seletivo Seriado da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) de 2011, Medicina com média de 46,3 candidatos por vaga, é o curso mais concorrido. São 3.613 candidatos disputando as 78 vagas oferecidas pela instituição.  No ranking, aparecem, em seguida, Odontologia, com 16,6 por vaga, Fisioterapia, que tem 14,6 inscritos por vaga, e Direito em Santa Rita, com média de 14,4 por vaga, como os mais disputados. A relação foi anunciada pela Comissão Permanente do Concurso Vestibular (Coperve).

 A instituição registrou 48.361 candidatos inscritos que disputarão 7.017 vagas distribuídas entre os cursos da UFPB e nos de Formação Oficial Bombeiro Militar, realizado junto com o PSS, tanto a categoria feminina quanto a masculina. O total de inscritos para as vagas em 2011 é de 36.554 candidatos.

Por ouro lado, 6.051 foram inscritos para se submeter às provas da 2ª série do Ensino Médio e o total de candidatos para as matérias da 1ª e 2ª séries do Ensino Médio totalizaram 5.756 inscritos.

 De acordo com a Coperve, o curso de Formação de Oficial da Polícia Militar, na categoria masculina, figura na segunda colocação dos cursos mais procurados. São 1.779 inscritos em disputa por 45 vagas reservadas ao primeiro semestre de 2011, representando uma concorrência de 39,5. A terceira disputa mais acirrada é na categoria feminina também do curso de Formação da Polícia Militar com uma concorrência de 30,6 candidatos por vagas.

 As provas da primeira fase relativas a 1ª e 2ª séries serão aplicadas nos dias 5 e 6 de dezembro. Os estudantes terão quatro horas para realizar os exames e devem apresentar o Cartão de Confirmação de Inscrição e documento de identidade original para poder realizar as provas.

A UFPB vai adotar neste Processo Seletivo Seriado de 2011 o sistema de cotas. Na seleção deste ano, pela primeira vez, os candidatos no ato de inscrição puderam se declarar negros, indígenas e provenientes de escolas públicas.

Houve um aumento na procura para o curso de Odontologia, que saiu de um quarto lugar no ranking dos mais disputados no ano passado, para a segunda posição, neste ano, marcando uma concorrência em 16,6 candidatos para cada vaga disponível. A surpresa foi Direito em Santa Rita que superou o de João Pessoa com 14,4 candidatos por vaga e ficou na terceira posição.

Da quarta a sexta colocações aparecem graduações que ficaram de fora dos cursos mais concorridos no ano passado. São eles Engenharia Civil (com 14,3 candidatos para cada vaga), Arquitetura e Urbanismo (14,3) e Psicologia com (12,3).

Por ouro lado, a menor concorrência foi registrada no curso de Tecnologia de Produtos de Origem Animal em João Pessoa, com 11 inscritos para as 34 vagas ofertadas o que corresponde a 0,3 candidato por vaga. O curso de tecnologia em Produção Sucroalcooleira foi outro com pouca procura com 27 inscritos para as 34 vagas, ou seja 0,8 candidato.

Outras informações no endereço eletrônico www.coperve.ufpb.br ou no telefone (83) 32441580.

Assessoria UFPB

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

Gabinete de guerra de Israel se reúne FOTO Ariel Hermoni_Ministério da Defesa de Israel

Gabinete de guerra de Israel se reúne para discutir reféns em Gaza

pedreiro construcao civil FOTO Pixabay

Sine-PB oferta 407 vagas de emprego em 11 municípios paraibanos

sergio queiroz partido novo 2024

Sérgio Queiroz anuncia, nesta segunda, decisão sobre pré-candidatura nas Eleições 2024

bolsonaro ato rio de janeiro 210424 FOTO fernando frazao agencia brasil

Bolsonaro e aliados fazem ato político no Rio de Janeiro

Polícia interrompe briga de facções em Santa Rita e prende suspeitos com armas

Polícia interrompe briga de facções em Santa Rita e prende suspeitos com armas

dioxido de cloro

Senacon notifica sites de e-commerce por venda de dióxido de cloro

caapora pb

Aposta de Caaporã leva prêmio de R$ 40,5 mil na Mega-Sena

laboratorio exame medicina FOTO Pixabay_

Brasil confirma caso autóctone de cólera em Salvador

chuva agua FOTO Pixabay

Paraíba tem alertas de chuvas intensas até a segunda-feira

mega sena FOTO rafael neddermeyer agencia brasil

Apostador do Rio de Janeiro acerta sozinho a Mega-Sena