Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

MEC aprova três residências médicas para Campina Grande

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A Facisa/FCM recebeu o parecer favorável do MEC para instalação de três residências médicas solicitadas pela Instituição. Os projetos das residências em Medicina de Família e Comunidade, Oftalmologia e Ortopedia/Traumatologia foram aprovados após visita da Comissão Nacional de Residência Médica.

De acordo com o presidente da Comissão de Residencia Médica da Facisa/FCM, o médico Diego Gadelha, a Faculdade abrirá edital para realização de provas em janeiro. O cronograma acadêmico prevê o início do programa de residência para o mês de março. Para cada especialidade serão abertas duas vagas. “Os aprovados receberão bolsa no mesmo valor pago pelo MEC”, adiantou.

Os médicos que optarem pelas áreas de Oftalmologia e de Ortopedia e Traumatologia cumprirão um programa de três anos. Os que optarem pela Medicina da Família e Comunidade estudarão por dois anos. Cada programa terá um supervisor e vários preceptores.

Segundo Diego Gadelha o critério para a escolha das primeiras residências da Facisa/FCM foi o da excelência da área na Instituição. “São especialidades de destaque na Faculdade, com um corpo clínica muito bom e que tem viabilidade por meio do importante convênio que temos com o Hospital de Trauma de Campina Grande, um dos maiores do Nordeste, com estrutura diferenciada.”, explicou.

O Hospital de Trauma será a referência das residências em Ortopedia/Traumatologia e Oftalmologia. Outra base de atuação para Oftalmologia será a Clínica Escola da Faculdade, já credenciada pelo SUS para consultas e procedimentos cirúrgicos. No caso da residência em Família e Comunidade a referência será a rede municipal de saúde. “É um novo momento para a Facisa/FCM. Acabamos de formar a primeira turma de medicina e já conseguimos dar respostas com cursos de pós-graduação e residência médica.”, avaliou Diego Gadelha.

Para o diretor técnico do Hospital de Trauma, Flaubert Antônio Cruz, o hospital, que faz atendimento de casos de maior complexidade de emergência e trauma, recebe uma população que precisa de atendimento mais especializado, o que pode ser garantido com a residência médica. “A residência atrai a presença de profissionais mais qualificados e dos residentes que fazem acompanhamentos mais rigorosos, garantindo a melhoria do atendimento.”, afirmou.

Na avaliação do diretor, as residências trarão benefícios para os pacientes, para os residentes e para a cidade. “Atendemos 176 municípios, o que equivale quase ao patamar de capital, uma demanda que permitirá o melhor preparo dos residentes. As residências, por sua vez, trarão evolução técnico-científica jamais vista na cidade, será um salto de qualidade e um ótimo presente de Natal para Campina”, finalizou.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

a68f1425-45ad-41cc-9701-b26bf541bd57

Hemocentro altera horário de atendimento em João Pessoa

02-diesel-s500-aditivado-onpetro_-1

Paraíba mantém redução de 50% do ICMS sobre diesel para empresas de ônibus

janaynanunes

Presidente da Comissão de Soridade da OAB reprova declaração de Galdino

anderson-leonardo_widelg-620x450

Anderson Leonardo, cantor do Molejo, morre de câncer aos 51 anos

heronamidi (1)

Amidi pede ao Sebrae-PB 1ª pesquisa de mercado da mídia digital paraibana

Sala de Tribunal

Mulher acusada de jogar filho com deficiência intelectual em cisterna vai a Júri na 2ª feira

Criança tem perna errada operada

Ministério Público instaura procedimento para apurar “erro médico” contra criança em Campina

PF operação contra abuso sexual infantil 2

PF prende acusado de armazenar e compartilhar cenas de abuso sexual contra crianças e adolescentes

TSE sessão 25 de abril de 2024

Ex-secretário de Malta fez transporte irregular de eleitores, confirma TSE

cofeciromulo

Cofeci sugere a Arthur Lira lei que fomente o acesso à locação de imóveis