Márcia Lucena destaca na Marcha dos Prefeitos ações de acolhimento a venezuelanos em Conde

A Prefeita Márcia Lucena participou na tarde desta terça-feira (09), de um debate promovido na programação paralela da XXII Marcha dos Prefeitos, em Brasília, onde foram discutidas as ações desenvolvidas pelos municípios que acolheram migrantes e refugiados venezuelanos. Com o tema “O Processo de Interiorização e as Práticas de Acolhimento e Integração dos Migrantes e Refugiados Venezuelanos”, o debate também contou com a participação de representantes dos Ministérios da Cidadania e da Casa Civil e representante da Associação de Voluntários.

O Conde tem se destacado pelos relatos positivos desde que recebeu em julho de 2018, o primeiro grupo formado por 45 venezuelanos e venezuelanas que foram acolhidos na Casa do Migrante, mantida pela Arquidiocese da Paraíba, localizada no bairro Village. Desde a chegada do primeiro grupo, a prefeitura tem proporcionado o suporte necessário nas políticas públicas de saúde, assistência e educação.

A Prefeita iniciou a plenária compartilhando com os demais participantes, o trabalho realizado no município de Conde. “A gente não tirou nada de ninguém para dar a eles. Nós aproveitamos políticas públicas. As pessoas não têm fronteiras, a humanidade não tem fronteira. São nossos também e a nossa experiência tem sido muito positiva. Fico muito feliz em estar prefeita nessa situação”, disse.

Durante o debate, a Casa Civil apresentou dados que indicam que mais de seis mil pessoas foram abrigadas e o Brasil é o quinto país procurado pelos imigrantes. Durante o debate, Márcia apresentou um filme onde foram mostradas as ações que vem sendo realizadas para o acolhimento dos migrantes no município.

“São ações necessárias e estamos compartilhando com todos os prefeitos e prefeitas o trabalho que estamos desenvolvendo em nosso município. Oferecemos atendimentos essenciais na área de saúde, como vacinação, exames e medicamentos, na educação, garantindo vagas nas escolas e creches para as crianças e adolescentes, entre outras ações. Estamos promovendo um trabalho de muito cuidado, respeito e dignidade”, ressaltou.

Seguindo a agenda da Marcha, o município de Conde será destaque em dois debates nesta quarta-feira (10). No primeiro, que trata de “Repasses e Execução das Políticas Públicas para 2019”, a Prefeita destaca as ações realizadas para que as políticas públicas sejam executadas de forma correta e transparente no município, compartilhando a implantação da Lei de Gestão Compartilhada, onde o Conde foi o primeiro município no país a implantar esta Lei que regulariza a criação de Grupos de WhatsApp, onde a população pode acompanhar obras e serviços da gestão municipal, em contato direto com Secretários e Coordenadoras das ações. Encerrando a agenda de debates, o Secretário de Planejamento, Flávio Tavares participa do debate: “Protagonismo dos Municípios na Agenda Habitacional e urbana: desafios e propostas”, destacando a criação e implantação do Escritório Público de Assistência Técnica (EPA), que está oferecendo atendimento gratuito para os moradores da comunidade Terras Belas, que tenham interesse em reformar suas residências, contando com o atendimento necessário para a criação do projeto, com o auxílio de engenheiros, arquitetos e urbanistas.

Márcia Lucena destaca na Marcha dos Prefeitos ações de acolhimento a venezuelanos em Conde

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.