Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Mamografias serão realizadas no Hospital de Patos a partir de 8 de março

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O equipamento que fará as mamografias no Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro, de Patos, começa a realizar exames no próximo dia 08. Os serviços de baritagem das paredes, piso e teto do ambiente, além da instalação da rede elétrica, foram concluídos e o equipamento já passou pelas etapas de montagem e agora estão sendo realizados os testes. Com a disponibilidade deste equipamento, os serviços de mamografia das pacientes da 6ª Região e da 3ª Macrorregião de Saúde passarão a ser realizados no Hospital do Bem.

Enquanto o equipamento não estava disponível, as mamografias ofertadas através do Sistema de Regulação estavam sendo feitas numa clínica particular de Patos. A disponibilidade era de 400 exames/mês, mas a oferta era sempre superior à demanda.

O diretor geral do Complexo, Francisco Guedes, explica que a desativação do mamógrafo da Maternidade Dr. Peregrino Filho não suspendeu o atendimento de quem precisava fazer o exame, inclusive com ampliação do quantitativo. “Fizemos um contrato temporário com uma clínica particular de Patos para que os exames pudessem ser realizados sem prejuízos para as mulheres de Patos e região”, reitera Francisco, lembrando que a oferta de exames através do Sisreg saltou de uma média de 150 a 180/mês, em 2018, para 430 mamografias mensais desde o ano passado. “É preciso lembrar que essa demanda de 430 exames, na maior parte dos meses, não chegou a ser preenchida, já que estamos com a oferta maior que a demanda”, disse o diretor, orientando os municípios a utilizarem mais o serviço.

Francisco lembra que, para ter acesso aos exames, os municípios precisam acessar o Sisreg e fazer a solicitação. “A marcação dos exames precisa ser feita a partir das consultas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), quando a paciente é consultada pelo médico da unidade, que faz a solicitação do exame e, em seguida, a Secretaria Municipal de Saúde de cada município entra no Sistema, solicita o exame e o próprio Sistema já define a data do agendamento e informa o horário para a realização do exame. É uma ação simples e online”, esclarece Francisco.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

Polícia Civil, homicídios 1

Preso em Campina investigado por matar ‘amigo’ por dívida de R$ 40,00

Eltas Max Barbosa, policial morto em Palmas

Morre em Palmas policial paraibano baleado por outro PM dentro de bar

sergiolive

Queiroz prolonga mistério sobre postura do NOVO, mas elogia Bolsonaro: “Fui muito honrado”

autozelia (1)

“Auto de Ariano: o Realista Esperançoso” abre em grande estilo no Luzzco com sessões especiais

optuismo (1)

Operação integrada combate transporte turístico irregular na Paraíba

Nilvan hoje 10

Pesquisa mostra liderança de Nilvan Ferreira em Santa Rita

joaonorqadio

Paraíba terá concurso para policial penal e edital sai ainda este ano

Sérgio Queiroz, hoje

Sérgio Queiroz promete se pronunciar hoje sobre “acontecimentos” da visita de Bolsonaro

Mayara Rocha, paraibana

Mayara Rocha é bicampeã do Brasileiro de Powerlifting Equipado e quebra recordes

Viatura da PM de Tocantins

Policial militar paraibano é baleado em bar em Palmas e outro PM suspeito de atirar se entrega