Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Mais de 8 mil vítimas de acidentes de trânsito são atendidas no Trauma de CG até setembro

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes em Campina Grande, que integra a rede hospitalar do Governo do Estado, realizou 8.230 atendimentos às vítimas de acidentes de trânsito no período de janeiro a setembro deste ano. São realizadas, em média, 300 cirurgias ortopédicas por mês.

Somente em 2018, foram 6.449 pessoas que deram entrada na unidade de saúde com ferimentos em razão de acidentes de trânsito envolvendo motocicletas.  Do inicio do ano até o mês de setembro, foram registrados 87 óbitos causados em acidentes com motocicletas sendo 70 homens e 17 mulheres.

Já em relação aos feridos em acidente de automóvel, nesses nove meses, o hospital atendeu 660 pacientes. Também foram registrados casos de atropelamentos (502) e acidentes de bicicleta (619).

No mesmo período de 2017, foram prestados 8.848 atendimentos a vítimas de acidentes de trânsito, sendo 6.940 por de acidentes com moto, 863 com automóvel, 578 com bicicleta e 467 atropelamentos.

Para o ortopedista Felipe Guedes, com esses dados podemos ter duas interpretações, a primeira é que, cada vez mais, acidentes envolvendo carros e motocicletas aumentam o grau de gravidade e a segunda é que muitos desses pacientes não conseguem chegar a tempo ao hospital e isso faz com que o ele chegue ao óbito no próprio local.

Segundo o médico, o aumento nos números de acidentes de bicicleta e atropelamento de 2017 para 2018 é devido ao trânsito, que vem piorando e a população está usando mais a forma alternativa de se locomover pelo aumento dos combustíveis.

Para o diretor geral do Hospital de Trauma de Campina Grande, Geraldo Medeiros, as despesas com acidentes de trânsito, até o momento, foram em torno de 11 milhões de reais.

De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), os acidentes de trânsito são o primeiro responsável por mortes na faixa de 15 a 29 anos de idade; o segundo, na faixa de 5 a 14 anos; e o terceiro, na faixa de 30 a 44 anos. Neste cenário, o Brasil é o quinto país com maior número de acidentes.

O Hospital de Trauma de Campina Grande disponibiliza 292 leitos, 340 médicos, sendo 64 em regime de plantão presencial 24 horas.  O hospital dispõe de seis salas no bloco cirúrgico.

A unidade é referência em trauma para 203 municípios da Paraíba, além de alguns municípios do Rio Grande do Norte, Pernambuco e Ceará.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Operação da PF apura fraudes em financiamentos no Pronaf

Morre em João Pessoa o empresário Manoel Bezerra, dono das pousadas Bandeirantes

Juiz determina continuidade do concurso de Bayeux, suspenso desde 2021

Anteriores

Taxi 1

Taxista é preso suspeito de estuprar menina de 10 anos em João Pessoa

Renegociação de dívidas, freepik

Procon-PB realiza a partir de 2ª feira mutirão de renegociações de dívidas em JP

PMJP 21

Prefeitura de João Pessoa altera horário de expediente, que passa a ser de 8h às 14h

PRF fiscalização

Caminhoneiro é flagrado pela PRF portando nove comprimidos de rebite

Luciano Cartaxo 2

Luciano Cartaxo agradece apoio de Couto e fala como como pré-candidato novamente

Caixa econômica 22

Bancos funcionam normalmente hoje e fecham na sexta-feira

Dívidas, consulta

Governo prorroga Desenrola pela segunda vez; prazo vai até 20 de maio

Mercado em JP

Veja funcionamento dos mercados, feiras e shoppings populares nesta quinta e sexta-feira

Bica 1

Bica abre nesta quinta e sexta-feira e promove caça aos ovos no Sábado de Aleluia

Cadeado, prisão

Justiça mantém prisão de médico que agrediu ex-esposa após audiência de divórcio