Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Mais de 5 mil artistas receberão direitos autorais no Maior São João do Mundo

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Desde que assumiu a organização d’O Maior São João do Mundo 2019 a Medow Entertainment manteve previamente o diálogo com o escritório nacional do Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) para o licenciamento do evento junto à entidade. A forma e o valor do pagamento dos direitos autorais referentes às músicas executadas no Parque do Povo durante a festa junina de 2019 foram ajustados em um termo assinado por ambas as partes antes do início da festa. Os recursos vão ser distribuídos para mais cinco mil artistas, entre compositores, intérpretes, músicos, editores e produtores fonográficos, além das associações.

A Medow, mesmo assumindo a organização d’O Maior São João do Mundo com menos de 70 dias antes de seu início, priorizou o entendimento com o Ecad e teve pressa em realizar as negociações, entendendo que o respeito ao direito dos autores é fundamental para realização de eventos que tem na música um de seus elementos centrais.
O Ecad, enquanto um dos elos da cadeia produtiva da música, realizou o acordo com a Medow cumprindo o papel de facilitador no processo de cobrança e distribuição dos direitos autorais. “ Conectamos compositores e artistas aos diversos estabelecimentos e espaços onde a música toca e emociona as pessoas. Nossa principal função é conscientizar a sociedade sobre a importância do direito autoral para remunerar os artistas e, assim, manter a música viva”, disse Helena Souza, Gerente regional dos Estados de PE, PB, RN e AM.

No acordo firmado, a Medow além da efetuação do pagamento referente ao direito autoral também envia ao Ecad a lista de todas as músicas executadas. A partir desta informação, o Escritório de Arrecadação faz a distribuição dos direitos autorais aos compositores. “Como qualquer outro profissional, o artista precisa viver do seu trabalho e o direito autoral é uma das formas de remunerar aqueles que vivem da música”, enfatizou Helena Souza.

A distribuição dos valores arrecadados nas festas juninas é realizada sempre no mês de setembro. No caso de shows, considera-se a lista de todas as músicas executadas.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

emersonpanta

TCE imputa débito de R$ 2 milhões a Emerson Panta por contratação de advogados

17113967826601d7aec1edd_1711396782_3x2_lg

Moraes diz que não há evidências de que Bolsonaro buscou asilo na Embaixada da Hungria

daniellabsb (2)

Daniella Ribeiro será relatora do PL que reformula o Perse para turismo e eventos

cejuuscararuna (1)

Núcleo de Solução de Conflitos do TJ inaugura Centro em Araruna nesta quinta-feira

amiditce (2)

Amidi e TCE discutem mecanismos de transparência na publicidade institucional

society (1)

João Pessoa sediará Torneio de Futebol Society dos Corretores de Imóveis

leobandeira

TCE-PB dá 30 dias para prefeito concluir creche em Lucena

jacksonemarcos (1)

Presidente do PT da PB explica presença na PH: “O evento era do PSB, não do PP”

UFPB-entrada-683x388

UFPB terá urnas em todos os centros de ensino nesta quinta; veja locais

Energisa trabalhando na Torre

Ocorrência deixa áreas da Torre sem energia e concessionária atua para normalizar serviço