Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Maioria da Câmara de Cabedelo decide perguntar ao TJ se pode acatar denúncia contra Leto

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Somente dois vereadores de Cabedelo votaram a favor do recebimento da denúncia que pode resultar no impeachment do prefeito afastado Leto Viana e do vice, Flávio Oliveira. José Eudes e Fabiana Régis, ambos de oposição ao atual gestor, Victor Hugo, se posicionaram pelo prosseguimento da denúncia que foi apresentada pelo presidente do diretório do PSOL local, Marcos Patrício. Contra Leto, que está preso, e Flávio, afastado, recaem as acusações de prática de crimes de responsabilidade e atos de improbidade administrativa.

Com maioria, o grupo de situação decidiu aprovar um parecer elaborado pela procuradoria jurídica da Câmara e que dizia, em linhas gerais, que a denúncia estaria baseada em peças constantes no processo que tramita no Tribunal de Justiça da Paraíba e, portanto, seria necessário pedir autoriazação do TJ para a juntada dos documentos.

“Foi uma sessão tensa e esdrúxula. Uma batalha de advogados, sem que os vereadores dissessem qualquer palavra”, definiu Alexandre Soares, advogado de Marcos Patrício e defensor do impeachment de Leto e Flávio. Segundo ele, a denúncia traz mais elementos que sequer constam nos autos remetidos ao Tribunal de Justiça, como, por exemplo, imagens do quadro “Cadê o dinheiro que estava aqui?”, exibido pelo Fantástico: “O que houve foi uma traquinagem jurídica e por isso vamos judicializar o caso, recorrendo com um mandado de segurança junto à primeira instância de Cabedelo”, disse.

Denúncia contra Leto – O prefeito afastado é acusado de compra do mandato de prefeito em 2013: “Se extrai da peça acusatório do Ministério Público e da decisão oriunda do TJ/PB, que o pagamento para compra do mandato teria ocorrido em 20/11/2013, através de ajuste no importe de R$ 1.700.000,00 (um milhão e setecentos mil reais), sendo deste valor R$ 1.200.000,00 (hum milhão e duzentos mil) pagos através de nomeações de cargos comissionados a serem realizados pelo Sr. Leto Viana, quando da sua ascensão ao poder. As investigações apontam também que o pagamento da transação ilícita teria sido assegurado pelo mega empresário paraibano ROBERTO RICARDO SANTIAGO NÓBREGA, cujos interesses na exclusividade da exploração de sua atividade econômica, “Manaíra Shopping”, encontrava-se à época ameaçada, ante a possibilidade de outros empreendimentos se instalarem na cidade de Cabedelo – PB, como por exemplo, o Grupo
Marquise”.

O gestor afastado é ainda acusado de relação espúria com a Câmara e de tentativa de homicídio contra o vereador José Eudes, fato este que inclusive encontra-se sub judice nos autos do Processo no 000583-73.2016.815.0731. Ele ainda responde por criação de cargos fantasmas e apropriação ilícita de salários de servidores, nepotismo e etc.

Já Flávio de Oliveira é apontado como recebedor de salários de servidores fantasmas, favorecimento pessoal com nepotismo e condescendência com a prática e ilícitos no âmbito da Prefeitura de Cabedelo.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

PF operação contra abuso sexual infantil 2

PF prende acusado de armazenar e compartilhar cenas de abuso sexual contra crianças e adolescentes

TSE sessão 25 de abril de 2024

Ex-secretário de Malta fez transporte irregular de eleitores, confirma TSE

cofeciromulo

Cofeci sugere a Arthur Lira lei que fomente o acesso à locação de imóveis

concurso

MPPB recomenda reabertura de inscrições do concurso de Juripiranga

Trauma de CG 2

Médicos erram e operam perna errada de criança no Trauma de Campina; equipe é afastada

Valdiney Gouveia, eleição

Valdiney Gouveia deseja “sorte e sabedoria” a Terezinha e Mônica

Energia, Consumo de energia

Em tempos de calorão, confira mitos e verdades para evitar desperdício de energia

Sabadinho bom, no centro

Sabadinho Bom deste final de semana vai ter choro e samba com ‘Os Mulatos’

tales-almeida-presidio

Exoneração do diretor do presídio de Cajazeiras é publicada; Tales Alves segue preso

terezinhamonicavencem

Terezinha e Mônica são as mais votadas na UFPB, que mantém Valdiney em 3º