Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Maestro João Carlos Martins encerra o 6º Festival da Música Clássica

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O maestro João Carlos Martins fez a regência da Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa (OSMJP) no encerramento do 6º Festival Internacional de Música Clássica, no Parque da Lagoa, na noite desse sábado (1º). O repertório teve obras de Beethoven, Bach e The Beatles.

O prefeito Luciano Cartaxo considera que o festival um sucesso e disse que ele “mostra que João Pessoa, a Cidade Criativa da Unesco, se consolida na área das artes e já é referência no calendário nacional de eventos da música clássica.”

“Mais uma belíssima apresentação que entra para a história do Festival de Música Clássica. Nossa orquestra deu um show ao lado do maestro João Carlos Martins e João Pessoa, mais uma vez, mostrou que a música clássica está presente e forte na cidade. Foi uma semana intensa de eventos, apresentações e muita emoção para quem assistiu e para quem se apresentou. Já estão todos convidados para, no próximo ano, estarem presentes novamente na 7ª edição do festival”, afirmou o prefeito Luciano Cartaxo.

Durante toda a semana a Capital teve 20 concertos, com a participação de músicos conhecidos em âmbito nacional e internacional, nas igrejas mais tradicionais do Centro Histórico, além de masterclasses gratuitas, ministradas por grandes nomes da música no mundo. O Festival é realizado pela prefeitura de João Pessoa, através da Fundação Cultural (Funjope).

“É uma emoção estar me apresentando com esta orquestra maravilhosa e nesta cidade também maravilhosa, com uma prefeitura excepcional, que preserva a música e as artes como poucas outras cidades do país. João Pessoa já faz parte do universo das artes. Tenho muito orgulho de estar aqui e quando vejo uma sessão como esta, onde estão presentes prefeito e secretários, vejo como as artes têm um lugar especial nesta cidade”, afirmou o maestro João Carlos Martins.

O maestro é destaque no cenário musical brasileiro, tendo sido considerado um dos maiores intérpretes de Bach do século XX pela crítica internacional, do qual registrou a obra completa para teclado. Suas gravações estiveram muitas vezes entre as mais vendidas e jornais como New York Times, Washington Post e Los Angeles Times sempre dedicaram reportagens entusiasmadas pela personalidade artística do brasileiro.

João Carlos Martins é o único músico brasileiro que teve a sua vida registrada por cineastas europeus por duas vezes, com “Die Martin’s Passion”, uma co-produção franco-alemã dirigida por Irene Langman, , e “Revêrie” dos cineastas belgas Johan Kenivé e Tim Herman.

 

 

Com Secom-JP

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

PF operação contra abuso sexual infantil 2

PF prende acusado de armazenar e compartilhar cenas de abuso sexual contra crianças e adolescentes

TSE sessão 25 de abril de 2024

Ex-secretário de Malta fez transporte irregular de eleitores, confirma TSE

cofeciromulo

Cofeci sugere a Arthur Lira lei que fomente o acesso à locação de imóveis

concurso

MPPB recomenda reabertura de inscrições do concurso de Juripiranga

Trauma de CG 2

Médicos erram e operam perna errada de criança no Trauma de Campina; equipe é afastada

Valdiney Gouveia, eleição

Valdiney Gouveia deseja “sorte e sabedoria” a Terezinha e Mônica

Energia, Consumo de energia

Em tempos de calorão, confira mitos e verdades para evitar desperdício de energia

Sabadinho bom, no centro

Sabadinho Bom deste final de semana vai ter choro e samba com ‘Os Mulatos’

tales-almeida-presidio

Exoneração do diretor do presídio de Cajazeiras é publicada; Tales Alves segue preso

terezinhamonicavencem

Terezinha e Mônica são as mais votadas na UFPB, que mantém Valdiney em 3º