Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Macrorregião de Campina Grande tem menor ocorrência de casos da Covid-19 na PB

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A Secretaria de Saúde da Paraíba divulgou o resultado do Inquérito Sorológico da Covid-19 realizado no estado. O estudo apontou que a macrorregião de saúde de Campina Grande foi a que apresentou a menor taxa de ocorrência de casos da doença.

De acordo com a investigação, a 1ª Macrorregião de Saúde, sem contabilizar a capital João Pessoa, tem a maior ocorrência de casos de Covid-19, com 15,2%. A grande João Pessoa, sozinha, aparece com 13,3%. A 3ª Macro, que envolve municípios do Sertão, apresenta 7,1%. E a menor ocorrência foi verificada na 2ª Macrorregião, que é referenciada por Campina Grande, com apenas 4,7%.

O levantamento foi realizado no final de 2020 e os pesquisadores começaram justamente pela cidade de Campina Grande. “Isso indica, claramente, que o nosso planejamento e a nossa tomada de decisões têm sido bastante acertadas até aqui, desde a estruturação hospitalar, descentralização da testagem, protocolo de medicação e medidas de flexibilização”, analisou o secretário de Saúde, Filipe Reul.

A 2ª Macro engloba Campina e mais 69 municípios da região. “É também uma evidência de que as nossas ações surtiram efeito não somente na nossa cidade, mas também em todos os outros municípios. Basta lembrar que muitos prefeitos reproduziram os protocolos e as decisões de Campina Grande, nas suas cidades, no enfrentamento à pandemia”, disse Reul.

Hospital Pedro I

O Complexo Hospitalar Municipal Pedro I, unidade montada para ser a referência no tratamento da Covid-19, tem atendido pacientes de Campina Grande e de todos esses outros municípios, e até de cidades que não fazem parte da 2ª Macro. “O Hospital Pedro I se tornou a grande referência estadual no tratamento do novo coronavírus pelos índices que temos alcançado de recuperação dos pacientes”, frisou Filipe.

Centros de Testagem

Além do hospital, também foi montada uma estrutura de testagem e atendimento precoce na Unidade de Pronto Atendimento do Alto Branco e em Unidades Básicas de Saúde espalhadas pela cidade. Esta semana, o prefeito Bruno Cunha Lima anunciou a ampliação do funcionamento dos três Centros de Testagem, com atendimento de segunda à sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados pela manhã.

Vacinação 

Campina Grande também foi a primeira cidade do Brasil a apresentar um protocolo de imunização para a Covid-19. “Apesar dos indicadores positivos, continuamos consolidando os serviços para que não tenhamos um novo aumento significativo no número de casos. Também estamos estruturando a rede de imunização com geladeiras, reforma das salas de vacina e a compra de insumos, para que possamos imunizar a população assim que a vacina chegar”, finalizou o secretário.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Taioba Discos inaugura primeira loja física em JP com Soft Opening exclusivo

Banco do Nordeste nomeia novo superintendente na Paraíba

Prefeito paraibano fala de “infelicidade” de ter filhos autistas e servidora acrescenta: “São doidos”

Anteriores

WhatsApp Image 2024-07-23 at 18.03.33

Agência Francesa: Cícero e Dinho assinam termo para empréstimo de 55 milhões de euros

In this photo illustration being displayed one hundred and two hundred reais bills and a one reais coin highlighted. The Real is the current money in Brazil.

Pesquisa revela que 40% dos paraibanos estão inadimplentes

Mariana-Thomaz

Pena de Johannes Dudeck é aumentada para 34 anos e seis meses

Corrida-do-Bob-Esponja-acontecera-no-dia-28-de-jul0017396700202407150610-3

Imagineland 2024 terá ônibus gratuito para transporte do público, em João Pessoa

aaaa

Criança de 4 anos morre atropelada por caminhão após descer de van, na rodovia PB-073

1280x962-20230626174815-Inscrições para o Prouni começam nesta terça-feira

Inscrições para processo seletivo do Prouni começam nesta terça

Foto - Cofeci Refoma Tributária Comissão

Reforma tributária: Presidente do Cofeci celebra conquista histórica

Gervásio e o prefeito de Mataraca, Egberto Madruga

Gervásio Maia participa de reunião na Sudene e destaca aprovação de financiamento

João Pessoa empregos

Ministério do Turismo inclui João Pessoa e Campina entre as Cidades Criativas do Brasil

OAB, vaga de desembargador

OAB-PB registra 21 candidaturas nas eleições para desembargador do TJ; confira a lista