Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Luiza Erundina oficializa candidatura à presidência da Câmara

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

 

A deputada paraibana Luiza Erundina (PSOL-SP) lançou oficialmente, em evento virtual realizado nesta segunda-feira (18), candidatura à presidência da Câmara dos Deputados. A eleição será no dia 1º de fevereiro.

Ao contrário de outros partidos de oposição, o PSOL decidiu na última semana que lançaria uma candidatura própria ao cargo. Outras siglas de oposição, como PDT, PT e PSB, decidiram apoiar a candidatura de Baleia Rossi (MDB-SP).

Ex-prefeita de São Paulo, Erundina está no sexto mandato como deputada federal. Em 2020, a deputada concorreu como vice-prefeita de São Paulo na chapa de Guilherme Boulos (PSOL). A dupla chegou ao segundo turno, mas perdeu para Bruno Covas (PSDB).

Erundina é, também, a única mulher a indicar que disputará a presidência da Câmara até o momento. Além dela, outros cinco deputados já oficializaram candidatura – outros dois devem seguir o mesmo caminho nos próximos dias (veja mais abaixo).

A bancada do PSOL conta com 10 deputados, e a decisão pela candidatura própria acabou dividindo os parlamentares. Parte deles defendia o apoio ao deputado Baleia Rossi (MDB-SP), assim como os demais partidos de oposição.

O parlamentar do MDB é o nome defendido pelo atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) e, até agora, tem o apoio de 12 partidos.

O principal adversário de Baleia é o deputado Arthur Lira (PP-AL), que conta com o apoio do presidente Jair Bolsonaro e fechou um bloco com nove siglas.

A deputada disse que, se ganhar a eleição, espera contar também com a participação dos parlamentares do campo de esquerda “embora estejam alinhados num outro bloco [o de Baleia Rossi]”.

Erundina prestou solidariedade aos familiares e às vítimas da Covid-19 e fez duras críticas ao presidente Jair Bolsonaro. Se vencer a eleição, disse que encaminhará o pedido de impeachment de Bolsonaro.

Como a votação é secreta, os parlamentares não precisam seguir a orientação dos partidos.

A resolução aprovada na última sexta-feira pela Executiva do PSOL diz que “caso a candidatura de esquerda não esteja no segundo turno, orienta o voto da bancada do PSOL no candidato que representar uma alternativa àquele apoiado pelo governo Jair Bolsonaro.”

A eleição que definirá o novo presidente da Casa será no dia 1º de fevereiro e terá votação presencial, apesar do aumento no número de casos de Covid-19. O formato foi definido nesta segunda pela Mesa Diretora da Câmara.

Os candidatos

Saiba quem são, até o momento, os candidatos à presidência da Câmara (em ordem alfabética):

Alexandre Frota (PSDB-SP): Candidato avulso. Defende uma Câmara independente em relação ao Executivo e a abertura de processo de impeachment de Bolsonaro.

André Janones (Avante-MG): Candidato avulso. Promete pautar a volta do auxílio emergencial. Diz que menos de cinco deputados apoiam publicamente sua candidatura, mas calcula que pode chegar a 10 parlamentares nas eleições, que serão realizadas com voto secreto.

Arthur Lira (PP-AL): Tem apoio do Palácio do Planalto e fechou bloco com nove partidos (PL, PP, PSD, Republicanos, PROS, Podemos, PSC, Avante e Patriota), que somam 195 deputados.

Baleia Rossi (MDB-SP): Tem a candidatura articulada pelo atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e conseguiu formar um bloco com 11 partidos (PT, PSL, MDB, PSB, PSDB, DEM, PDT, Cidadania, PV, PCdoB, Rede e Solidariedade), que somam 272 deputados.

Capitão Augusto (PL-SP): Candidato avulso. Coordenador da frente parlamentar de segurança pública, conhecida como a bancada da bala, tem conversado com deputados de “bancadas vocacionadas” – como a da segurança pública e a evangélica. Pretende lançar sua candidatura no dia 28 de janeiro.

Fábio Ramalho (MDB-MG): Candidato avulso. Tem investido no contato individual com os parlamentares. Pretende lançar a sua candidatura nesta semana.

Luiza Erundina (PSOL-SP): Candidata do PSOL, que optou por não seguir os demais partidos de oposição no apoio a Baleia Rossi. A legenda tem 10 deputados.

Marcel Van Hattem (Novo-RS): Candidato oficial do Novo, partido que conta com 8 deputados. Afirma que aposta no diálogo e está empenhado em construir pontes com os parlamentares.

G1

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

Corrida da fogueira em campina grande

Prefeitura de Campina Grande abre inscrições para Corrida da Fogueira

Técnicos do TRE-DF realizam a conferência e a lacração de urnas eletrônicas para o 1º turno das Eleições 2022.

MPPB e Procuradoria Regional Eleitoral discutem atuação de promotores nas eleições 2024

Violência contra mulheres, estupro

A cada 8 minutos, uma mulher é vítima de estupro no país

90101644-eef1-470c-865b-76d15822810a

Ministra das Mulheres participa de sessão um dia após “equívocos” do presidente da AL

joaobenedito (1)

TJ aprova criação de mais sete vagas de desembargador na PB

emersonpanta

TCE imputa débito de R$ 2 milhões a Emerson Panta por contratação de advogados

17113967826601d7aec1edd_1711396782_3x2_lg

Moraes diz que não há evidências de que Bolsonaro buscou asilo na Embaixada da Hungria

daniellabsb (2)

Daniella Ribeiro será relatora do PL que reformula o Perse para turismo e eventos

cejuuscararuna (1)

Núcleo de Solução de Conflitos do TJ inaugura Centro em Araruna nesta quinta-feira

amiditce (2)

Amidi e TCE discutem mecanismos de transparência na publicidade institucional