O ex-deputado federal Luiz Couto (PT-PB) teve alta no fim da manhã desta segunda-feira, 9, e deixou o apartamento onde esteve internado desde o dia 24 de julho no Hospital da Unimed, em João Pessoa. O ex-secretário de Agricultura Familiar do Governo foi infectado com o novo coronavírus mesmo tendo sido imunizado com as duas doses de vacina.
Sentindo fraqueza e portador de diabetes e hipertensão, Couto, de 76 anos, foi internado por precaução e chegou a passar por fisioterapia respiratória, mas está bem e já está em casa no bairro de Jaguaribe.
Luiz Albuquerque Couto é um professor universitário, sacerdote católico e filiado ao Partido dos Trabalhadores pelo qual foi eleito deputado estadual em 1994. Em 2002, conseguiu uma vaga na Câmara Federal para a qual foi reeleito em 2006, 2010 e 2014.
Na Câmara Federal, como relator da CPI dos Grupos de Extermínio no Nordeste, recomendou em 2005 o indiciamento de cerca de 300 pessoas, entre políticos, juízes, policiais e promotores. Jurado de morte por grupos de extermínio, circulou com proteção especial da Polícia Federal. Devido à sua atuação, foi relacionado entre os 20 melhores parlamentares da Câmara e se destacou no combate ao crime organizado, segundo o site Congresso em Foco.
Nas eleições do ano que vem, o ex-deputado vai disputar uma vaga à Câmara Federal.