O deputado federal Luiz Couto (PT) participou no sábado (11), de uma reunião com a reitora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, na Casa Rosada, sede da Reitoria do IFPB, em João Pessoa. O objetivo da reunião solicitada pela reitora Mary Robera foi apresentar ao deputado Luiz Couto os avanços, atendimento e apoio do parlamentar nos pleitos do IF, e uma abrangente pauta com reivindicações para fortalecer o ensino, a pesquisa e extensão do IFPB.
A reitora entregou ao deputado o livro Transcender é Humanizar referente a gestão de 2014/2022 e apresentou um vídeo em que está registrada a expansão dos campi, estrutura organizacional, captação e investimentos de recursos, atuação do IF, no ensino, utilizando ferramentas e projetos de alta tecnologia. Na ocasião, a reitora apresentou o projeto do Parque Científico e Tecnológico Sinergia do IFPB, e solicitou apoio para construção.
O professor Erick Melo falou dos projetos do Polo de Inovação, parcerias com empresas que utilizam tecnologia de ponta a exemplo do Instituto de Tecnologia da Informação de Shenzhen (SZIIT) – China. “Uma conquista importante para capacitação dos alunos. Após serem capacitados, com desempenho e dedicação, vários são contratados e outros vão empreender. Isso é gratificante”, disse.
Luiz Couto ouviu as explanações da Reitora, dos professores presentes e falou da importância que o Instituto representa para formar cidadãos esclarecidos e livres do negacionismo.
“O Instituto Federal tem enorme importância na formação dos jovens, com cursos técnicos, profissiolizantes e universitários. Neste sentido, eu já defini que do meu orçamento, 30% será para educação. Uma das coisas que mais me chama atenção são os cursos com agroecologia para formar pessoas e ensinar a produzir alimentos sem agrotóxicos. Só um exemplo: Eu fui visitar o Hospital Napoleão Laureano e tem uma ala com crianças com câncer (leucemia), e eu perguntei a doutora e ela falou que uma das causas era o agrotóxico. Então, isso precisa mudar e só vai mudar através do conhecimento, da conscientização que precisamos cuidar da terra e dos alimentos “.
O deputado fez referência ao trabalho realizado pelo Instituto Nacional do Semiárido (INSA).
“Me chama atenção também o trabalho do INSA, que é um órgão muito importante para pesquisa e tratamento com o solo e o reflorestamento. Por isso, Minhas emendas também serão prioritárias para educação.
Temos que investir na educação, eu vou pedir audiência com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), para tratar de bolsas pois são desses incentivos que os estudantes precisam para manter-se na escola e pesquisando, desenvolvendo o Brasil”
Finalizando, o deputado pediu a Reitora “que o Instituto apresente e priorize cada vez mais, projetos que capacitem os alunos, no sentido de trabalhar com ênfase na recuperação do solo e consequentemente eles serão protagonistas no conhecimento da produção de alimentos saudáveis, falar diariamente sobre Agroecologia, o processo educacional dos alunos neste sentido é fundamental para o país”.
A reitora agradeceu o apoio, a disponibilidade e o entusiasmo que o deputado Luiz Couto sempre prestou ao IF. “O deputado é um grande parceiro das nossas pautas, nós temos muitas demandas na educação e como é importante contar com o apoio do deputado, só tenho agradecimentos a ele. Temos muito trabalho pela frente e o deputado chega neste mandato ai fa mais disposto a colaborar conosco. Muito obrigada deputado pela gentileza de nos atender num dia de sábado e cedo da manhã, o senhor nos dá ânimo para continuar”, agradeceu.
Estiveram presentes na reunião com o deputado Luiz Couto: reitora Mary Roberta Meira Marinho; ex-Reitor Cícero Nicácio do Nascimento Lopes – Atual Pró-Reitor de Extensão e Cultura; Neilor César dos Santos – pró-reitor de ensino; Silvana Luciene do Nascimento Cunha Costa – pró-reitora de pesquisa, inovação e pós-graduação; Ramiro Manoel Pinto Gomes Pereira – assessor especial para inovação e empreendedorismo; e Erick Melo – diretor geral do polo de inovação.