Luiz Couto pede análise de PL que autoriza porte de armas para conselheiros tutelares

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O deputado federal Luiz Couto (PT-PB) apresentou um requerimento nesta segunda-feira (11) na Câmara dos Deputados, solicitando a redistribuição do Projeto de Lei n° 2.586, de 2023, para análise de mérito na Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial (CDHMIR) e na Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família (CPASF).

O Projeto, de autoria do Deputado Marcos Pollon (PL-MS) e que tem como relator o deputado Junio Amaral (PL-MG), quer autorizar o porte de armas de fogo para Conselheiros Tutelares. A proposta é polêmica e está atualmente em trâmite na Casa, gerando debate acalorado entre parlamentares e defensores dos direitos humanos.

O Projeto de Lei nº 2.586 busca modificar a Lei nº 10.826, de 2003, ampliando as situações em que o porte de armas é permitido, incluindo os Conselheiros Tutelares.

A justificativa do autor do projeto é que a medida “visa possibilitar a legítima defesa dos conselheiros tutelares, os quais exercem funções que expõem a vida e integridade física a risco”.

No entanto, o deputado Luiz Couto argumentou que o projeto não passou pela análise da Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial (CDHMIR) e da Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família (CPASF), comissões que, segundo ele, são fundamentais para discutir os impactos da proposta nos direitos humanos e na assistência das Crianças e Adolescentes.
Em seu requerimento, Couto ressalta a importância dos Conselhos Tutelares na proteção dos direitos da infância e juventude, lembrando que esses órgãos foram criados em 1990 como resultado da promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente. O parlamentar argumenta que eles desempenham um papel central na implementação de políticas públicas de assistência e proteção às Crianças e Adolescentes, atuando de forma autônoma na fiscalização e garantindo o cumprimento dos direitos desses grupos.

“Os Conselhos Tutelares possuem atribuições eminentemente pedagógicas e sociais, concentrando-se em estratégias preventivas de proteção e promoção dos direitos humanos das crianças e adolescentes. Desta forma, o uso de armas de fogo na profissão de conselheiro tutelar não parece estar alinhado com o melhor interesse da criança, pela abordagem preventiva, por exemplo. A posse e porte de armas de fogo para conselheiros podem intensificar conflitos e situações fáticas sensíveis, bem como expor crianças e adolescentes a abordagens excessivamente violentas e traumáticas”, afirma o parlamentar.

Luiz Couto concluiu seu requerimento afirmando que é crucial promover debates inclusivos e pluralistas sobre a proposta, especialmente nas comissões da Casa que lidam com Direitos Humanos e Assistência à Infância e Adolescência. Ele solicita que a Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial (CDHMIR) e a Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família (CPASF) sejam ouvidas no debate sobre o projeto.

O pedido de revisão do despacho será agora analisado pela presidência da Câmara dos Deputados, e a decisão poderá impactar o futuro do Projeto de Lei n° 2.586, de 2023, e a forma como ele será debatido e votado pelos parlamentares.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Luiz Couto divulga R$ 3 bilhões em emendas e garante ser candidato à reeleição

Operação do Gaeco prende defensor e assessor suspeitos de ameaçar testemunhas e destruir provas na Operação Integridade

PF monitorou encontro de prefeito eleito de Cabedelo e outros investigados em operação

Anteriores

ramoncosta

Cantor ridiculariza Coxixola e recebe repúdio da prefeitura e da Famup

Trauma de João Pessoa, jpeg

Acidente com caminhão de coleta de lixo deixa motorista ferido em Conde

obra pedreiro construcao civil FOTO Pixabay

Sine-PB oferta 620 vagas de emprego a partir desta segunda-feira

siria FOTO Pixabay

Após 13 anos de guerra civil, rebeldes derrubam regime de Bashar al-Assad na Síria

Marielle Franco

Caso Marielle: Ministério Público recorre para aumentar penas de Ronnie e Élcio

igreja FOTO Pixabay

Campina Grande celebra padroeira Nossa Senhora da Conceição com missas e procissão

iemanja-praça-joao-pessoa-imagem-restaurada

Festa de Iemanjá acontece neste domingo em João Pessoa, na Praia de Tambaú

estrada FOTO Pixabay

Motociclista morre em queda de moto próximo ao acesso ao aeroporto, em Bayeux

bicicleta FOTO Pixabay

Ciclista morre atropelado por carro na BR-230, em Sousa

mega sena FOTO rafa neddermeyer agencia brasil

Paraíba tem 28 apostas ganhadoras na Mega-Sena desse sábado