Luiz Couto alerta sobre os impactos da produção de energias renováveis na Paraíba

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Uma caravana com representantes de vários ministérios do governo federal visitou os estados da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte para discutir o potencial da região na produção de energia solar e eólica. A região têm recebido muitos empreendimentos de energias “renováveis” nos últimos anos.

Preocupado com os impactos gerados na produção de energia eólica no estado da Paraíba, o deputado federal Luiz Couto fez um pronunciamento sobre o assunto e explicou que todo esse processo está causando danos às comunidades de agricultores. “Os impactos são danosos para a saúde das pessoas, dos animais e do meio ambiente”.

Confira o pronunciamento feito pelo parlamentar no último dia 30 de outubro:

“Hoje venho a este plenário chamar atenção sobre os impactos socioambientais e econômicos que vem sofrendo a população paraibana em virtude da instalação dos grandes empreendimentos, eólico e solar, principalmente na região do Sabugi paraibano onde tem se constatado avanços de áreas em estado de desertificação.

É visível e notória a destruição que vei0 após a instalação dessas grandes torres eólicas e placas fotovoltaicas, estruturas que ameaçam a vida da população local e também de todo o meio ambiente.

Os relatos, naqueles municípios, sobre os problemas na saúde, contratos abusivos, impactos ambientais, sociais e econômicos são graves e atingem a vida principalmente de comunidades tradicionais, rurais e quilombolas.

O discurso disseminado pelas empresas é que as energias renováveis são fontes de energias limpas e que não causam impactos, o que é uma inverdade.

Na sexta-feira, em Santa Luzia – Paraíba, instituições que compõem a Articulação do Semiárido Paraibano, agricultoras, agricultores, representantes de comunidades quilombolas, Fetag, Comitê de Energias Renováveis do Semiárido – CERSA e professores universitários, reuniram-se com representantes do Governo Federal da Secretaria Geral da Presidência da República, INCRA, Ministério do Meio Ambiente, Desenvolvimento Agrário, Minas e Energia para um diálogo sobre os impactos das chamadas energias renováveis para denunciar os danos ambientais e sociais que vem sofrendo a população atingida pelos parques eólicos e usinas solares.

Durante a atividade foi realizada uma visita à área de instalação dos parques eólicos e solares, e evidenciou-se que a forma de como foram implantados vem trazendo graves consequências para o meio ambiente e a vida das populações locais, com grandes áreas desmatadas causando assoreamento de nascentes e riachos, o uso de herbicidas poluindo e contaminando açudes, rios e desta forma provocando várias doenças para as famílias que residem no entorno.

A instalação desses parques eólicos e usinas solares ameaçam constantemente o presente e o futuro da agricultura familiar agroecológica que vem sendo desenvolvida por camponeses e quilombolas da região semiárida.

É importante lembrar que o modelo como vem sendo instalados esses empreendimentos afetam não só a população local, pois com a contaminação do solo e da água, toda a população está exposta e com suas vidas em riscos.

A partir desta visita que envolveu diversos órgãos locais e federais, estão sendo produzidos relatórios que serão encaminhados às autoridades competentes. Uma vez que, quem está em jogo é a vida dos sertanejos e das regiões impactadas pelos danos”.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Luiz Couto divulga R$ 3 bilhões em emendas e garante ser candidato à reeleição

Operação do Gaeco prende defensor e assessor suspeitos de ameaçar testemunhas e destruir provas na Operação Integridade

PF monitorou encontro de prefeito eleito de Cabedelo e outros investigados em operação

Anteriores

ramoncosta

Cantor ridiculariza Coxixola e recebe repúdio da prefeitura e da Famup

Trauma de João Pessoa, jpeg

Acidente com caminhão de coleta de lixo deixa motorista ferido em Conde

obra pedreiro construcao civil FOTO Pixabay

Sine-PB oferta 620 vagas de emprego a partir desta segunda-feira

siria FOTO Pixabay

Após 13 anos de guerra civil, rebeldes derrubam regime de Bashar al-Assad na Síria

Marielle Franco

Caso Marielle: Ministério Público recorre para aumentar penas de Ronnie e Élcio

igreja FOTO Pixabay

Campina Grande celebra padroeira Nossa Senhora da Conceição com missas e procissão

iemanja-praça-joao-pessoa-imagem-restaurada

Festa de Iemanjá acontece neste domingo em João Pessoa, na Praia de Tambaú

estrada FOTO Pixabay

Motociclista morre em queda de moto próximo ao acesso ao aeroporto, em Bayeux

bicicleta FOTO Pixabay

Ciclista morre atropelado por carro na BR-230, em Sousa

mega sena FOTO rafa neddermeyer agencia brasil

Paraíba tem 28 apostas ganhadoras na Mega-Sena desse sábado