Luciano Cartaxo entrega obra de proteção da barreira do Cabo Branco nessa segunda-feira

O prefeito Luciano Cartaxo entrega, na manhã dessa segunda-feira (23), a obra do enrocamento do sopé da Barreira do Cabo Branco, garantindo a proteção da sua base contra a erosão natural causada pela quebra das ondas do mar. Aguardada há décadas e fruto de muitas discussões, a proteção da falésia torna-se realidade com a obra pioneira executada pela Prefeitura de João Pessoa. O investimento foi de mais de R$ 4,1 milhões.

“A obra de proteção da Barreira é muito importante do ponto de vista turístico e, principalmente, ambiental. Nossa gestão teve a capacidade de enfrentar mais um desafio histórico da cidade e realizou esta obra pioneira para proteger um de nossos principais pontos turísticos. Foram anos e anos de debates mas nada era feito na prática para impedir a queda da barreira e agora nós podemos ver que ela está verdadeiramente protegida na sua base”, afirmou o prefeito Luciano Cartaxo.

A obra consistiu na colocação de pedras criando uma mureta e um novo espaço entre a base da barreira e as ondas que atingiam a falésia com forte intensidade e provocavam sua erosão. Com o processo erosivo que era causado pelas ondas, elas carregavam sedimentos, fazendo a barreira naturalmente se acomodar. Isso refletia na diminuição de trechos no alto da falésia. Na obra, a área da praia recebeu um volume de 16.914,22 metros cúbicos de pedras, tendo a extensão de mais de 1.800 metros de enrocamento.

O enrocamento integra o projeto elaborado pela atual gestão para a proteção da Barreira do Cabo Branco. Ele foi apresentado e aprovado no Ministério da Integração Nacional e considerado o mais completo para ser executado.

ENROCAMENTO:

* Valor da obra*: R$ 4.119.254,89;

* Volume de pedras total*: 16.914,22 (em torno de 17 mil metros cúbicos);

* Extensão Total*: 1.816,73 metros.

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.