Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Livro sobre Nelson Pereira dos Santos será lançado nesta quinta, no Mercado Capim Fashion

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Nelson Pereira dos Santos, um dos mais importantes cineastas brasileiros, foi o tema da pesquisa de Deise Ramos, desenvolvida na Universidade Paris 8 e publicada originalmente em livro na França. Agora, “Nelson Pereira dos Santos e a Invenção do Cinema Nacional Brasileiro” sai também no Brasil e terá uma noite de autógrafos nesta quinta-feira (4), a partir das 17h, dentro da programação do Mercado Capim Fashion. A feira acontece quarta e quinta, das 15h às 23h, no Ville des Plantes (Jardim Oceania, João Pessoa).

O cineasta assina filmes históricos do cinema nacional, como “Rio, 40 Graus” (1955), “Rio, Zona Norte” (1957), “Vidas Secas” (1963) e “Memórias do Cárcere” (1983). Precursor do Cinema Novo, movimento que revolucionou a filmografia brasileira, ele também foi membro da Academia Brasileira de Letras. Morreu em 2018, aos 89 anos.

A carioca Deise Ramos analisa a obra de Nelson especificamente a partir dos filmes “Rio, 40 Graus” e “Vidas Secas” nessa posição de faróis para os cineastas que vieram depois ao buscar mostrar a realidade social e política do país. “Rio, 40 Graus” se passa num domingo carioca, mostrando a vida de cinco garotos que vendem amendoim em Copacabana, no Pão de Açúcar e no Maracanã. “Vidas Secas” é baseado na obra de Graciliano Ramos, focado em uma família de retirantes nordestinos tentando sobreviver na seca.

A autora pesquisou o tema por três anos no curso de Estética e Memória do Cinema, na Universidade Paris 8. Ela conta em entrevistas que não encontrou na França nenhum estudo especificamente sobre Nelson Pereira dos Santos, algo que não condiz com a importância do cineasta. Isso a motivou a pesquisar a obra do diretor, especificamente seu papel no que ela chama de invenção de um cinema genuinamente brasileiro

A volta do Capim Fashion – Evento marcante da cidade de João Pessoa, o Mercado Capim Fashion está de volta repaginado e com uma pegada mais autoral em seus expositores. Com curadoria de Romero Sousa, idealizador original do evento, e produção de Isa-Caires Sousa, o Capim Fashion conta com 45 expositores que mostrarão ao público produtos com um frescor contemporâneo e moderno de moda e design. O evento também conta com atrações de dança, DJs, leilão de arte urbana e com uma área kids onde os pais podem deixar os filhos enquanto visitam o local.

Programação cultural de quinta-feira – O artista circense Jonathan Silva acompanhará o DJ Fornox na abertura da programação, a partir das 15h. Às 17h, a carioca Deise Ramos lança o livro sobre Nelson Pereira dos Santos. Bailarinos da Escola Iandê realizam uma apresentação de tango às 19h30 e o encerramento fica por conta do leilão de artes de 12 obras de artistas urbanos de João Pessoa.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

ambevviamao (1)

Ambev para a produção de cerveja para envasar água potável para o Rio Grande do Sul

cidaramos1

Cida Ramos presta solidariedade a Cláudia Carvalho contra ataque de deputado

danniloalpb

Jornalista Danilo Alves recebe título de cidadania paraibana

sebraepb1 (1)

NEon: Sebrae lança maior evento de empreendedorismo e inovação na Paraíba

joaobsb1 (1)

João Azevêdo solicita investimentos em segurança hídrica em reunião no Ministério da Integração

alpb0705 (1)

ALPB aprova projeto que reconhece portadores de fibromialgia como PCDs

agentedengue (1)

João Pessoa reduz número de casos notificados de arboviroses

uniesp (1)

Uniesp é ponto de coleta de doações para vítimas de enchentes no Rio Grande do Sul

todomundiodeia

Imagineland anuncia mais um ator da série ‘Todo Mundo Odeia o Chris’

Explosivos apreendidos em Princesa Isabel

PM aborda caminhonete e apreende explosivos na cidade de Princesa Isabel