Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Livro sobre dicas para o Enem inclui “técnicas de chute”

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A maratona de provas do Exame Nacional do Ensino Médio termina no próximo domingo, com as avaliações das áreas de ciências da natureza e matemática. Tanto pelo volume de conteúdos, quanto pela dificuldade que representam para uma boa parte dos estudantes, ‘chutar’ uma ou outra questão é inevitável. Mas até pra arriscar um chute é preciso ter conhecimento e técnicas. Esse é um dos assuntos abordados no “Guia do Estrategista Enem”, uma publicação lançada esta semana, que tem o objetivo de fornecer um roteiro completo aos candidatos, incluindo a escolha do material e do método de estudo, e comportamentos e ações que turbinam o aprendizado. O livro contempla todas as fases de preparação, alcançando estudantes que estão no início e também na etapa final, que é o exame.

Os autores Ricardo Scholz e Rafael Moraes passaram os últimos anos observando os hábitos dos estudantes e identificam os principais obstáculos que os impedem de chegar à aprovação e, principalmente, mostram como superá-los. Segundo eles, o livro tem como principal objetivo ensinar a estudar de maneira estratégica para o Enem, maximizando as chances de aprovação rápida no curso e universidade escolhidos pelos estudantes.

Chute com mais precisão

Um dos tópicos da publicação é dedicado a como fazer a prova estrategicamente. Segundo os autores, isso é tão importante quanto as horas de estudo investidas ao longo do processo. Assim, eles reúnem algumas práticas em relação ao momento da prova, como chegar cedo e sair tarde, percorrer toda a prova, pelo menos, duas vezes, ficar atentos a pegadinhas, usar e abusar da lógica e usar técnicas de chute, quando não há certeza de respostas corretas. Rafael e Ricardo citam sete técnicas e discorrem sobre cada uma. Confira um resumo das principais:

Tenha cuidado com termos taxativos e generalizações;

Rejeite termos politicamente incorretos (a não ser que estejam relacionados a um contexto espaço-temporal);

Prefira itens com redação de fácil entendimento;

Fique atento às alternativas parecidas;

Escolha as opções mais recorrentes;

Fique com o número mais provável.

Como surgiu o guia

Rafael Moraes — que é professor do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), faz palestras e auxilia estudantes gratuitamente para que melhorem suas técnicas e hábitos de estudo — conta como ele e o amigo construíram o guia. “Estava debatendo sobre esse problema com meu amigo de muitos anos, Ricardo Scholz. Ele estava me dizendo que o mais importante não é estudar muito, mas estudar bem. E aí, surgiu a ideia de estruturarmos num livro tudo aquilo que consideramos mais fundamental para os alunos que irão concorrer às vagas do Enem”, explicou.

Ricardo Scholz, que tem uma bem-sucedida experiência em concursos públicos e é servidor do Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região (TRT6/PE), destaca que o livro tem uma linguagem objetiva, indo direto aos pontos fundamentais. “A gente ensina um método diferenciado de estudo para o Enem, que é orientado sempre ao resultado, pois o foco principal é a aprovação. Assim, aprender será uma consequência do caminho percorrido. Além do método, nós também tratamos de questões fundamentais que podem afetar diretamente o desempenho dos estudantes, mas muitas vezes são negligenciadas”, lembra.

Em resumo, o “Guia do Estrategista Enem” dá dicas de como criar o hábito de estudar e como usar técnicas diferenciadas para que os assuntos estudados hoje estejam disponíveis na memória no dia da prova. Além disso, Rafael e Ricardo mostram como turbinar o desempenho cuidando do corpo, por meio do sono, da alimentação e dos exercícios físicos. Eles também abordam o tema do uso excessivo das redes sociais, que compromete a capacidade dos estudantes de se manterem focados nos estudos, dando dicas de como assumir esse controle.

Princípios e técnica

“O Guia do Estrategista Enem propõe uma mudança de mentalidade. Nós elencamos uma série de princípios para que o aluno se torne um estudante estrategista, estudando com eficiência e eficácia, de forma flexível. Assim, ele conseguirá avançar para melhores resultados, não importa de que ponto esteja partindo”, sintetizam os autores.

O Guia do Estrategista também explica como funciona a pontuação do Enem e oferece modelos de tabelas para os estudantes acompanharem seu desempenho e planejarem seus ciclos de estudo com mais eficácia. Por último, traz dicas para o dia da prova, desde as mais gerais (como chegar cedo), até as mais específicas (sobre como escolher as questões a serem respondidas primeiro, como se beneficiar com as ‘técnicas de chute’ e como escrever a redação estrategicamente, por exemplo). Os autores disponibilizarão gratuitamente no site guiadoestrategista.com.br planilhas de acompanhamento e simulados.

Clique aqui para ver o vídeo no qual Rafael Moraes fala um pouco do livro

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

Varejo paraibano

Varejo da Paraíba registra terceiro maior crescimento do País, revela IBGE

joaoazevedoclose

João Azevêdo não vê manobra da base aliada em aprovação da ‘desconvocação’ de secretário na ALPB

STJ nova

STJ mantém decisão do TJPB e nega recurso a advogado pronunciado por duplo homicídio

Alunos com biscoitos em Santa Rita

Prefeitura de Santa Rita nega fornecer biscoitos como alimentação a estudantes

Ricardo Coutinho eleições 2022

STJ manda processo da Calvário contra Ricardo, Estela, Ney e outros para o TRE

Prisão, cadeado

Polícia Civil prende suspeito de abusar sexualmente de quatro enteadas

wilsonsantiago

Wilson Santiago deixa Secretaria de Representação institucional e esposa assume vaga

Procon de CG notifica postos de combustíveis

Procon de Campina Grande notifica 60 postos de combustíveis

Roberto Souza, secretário

Roberto Souza fala sobre crise que questiona sua permanência na Educação

Waldonys no seis e meia

“Causos, Cantos e Poesias”: Waldonys faz show nesta quinta no Seis e Meia