Leto Viana presta depoimento à Justiça sobre cartas-renúncia de vereadores

O ex-prefeito de Cabedelo, Leto Viana, vai prestar depoimento nesta quinta-feira (4) sobre as cartas-renúncia assinadas por vereadores denunciadas no âmbito da Operação Xeque-Mate.

O depoimento de Leto Viana, que acontece no Fórum de Cabedelo, foi confirmado ao ParlamentoPB pela assessoria de comunicação do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB).

Em depoimento à Justiça no último dia 26, o ex-vereador e ex-presidente da Câmara de Cabedelo, Lucas Santino, disse que Leto tinha a prática habitual de bancar a parte da campanha de alguns candidatos e que quem conseguia se eleger, nomeava pessoas indicadas por Leto, que dessa forma recebia de volta o valor investido na campanha.

Segundo ele, por meio das cartas-renúncia, Leto Viana coagia os vereadores a aprovar os projetos que ele queria.

A terceira denúncia da ‘Operação Xeque-Mate’ diz respeito ao financiamento de campanha dos vereadores e às cartas-renúncia de parlamentares, usadas para a eleição da mesa-diretora da Câmara Municipal na época.

De acordo com o Gaeco, do MP, as investigações apontaram que houve uma cooptação da grande maioria dos vereadores para comporem a Orcrim, por meio de transações das mais variadas ordens – inclusive financeiras –, consistentes na cessão de favores ou de recursos financeiros, em troca dos mandatos legislativos, por meio da emissão de cartas-renúncia, coadjuvadas por notas promissórias que permitiam ao prefeito afastado, Leto Viana, o total e absoluto controle da Câmara Municipal.

Leto Viana presta depoimento à Justiça sobre cartas-renúncia de vereadores

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.