Em meio à campanha eleitoral deste ano, o candidato a Deputado Federal, Lenildo Morais (PT-PB), apresentou durante visitas aos assentamentos, demandas do Movimento Sem Terra (MST), como pauta de gestão. As visitas aconteceram no decorrer da última semana no Oiteiro do Miranda, em Lucena, Massangana, em Cruz do Espírito Santo e no Assentamento Mundo Novo, em São Mamede.
O candidato destacou durante discursos aos agricultores e agricultoras, propostas e orientações para o seu mandato político. “É extremamente importante fortalecer a soberania alimentar, a reforma agrária, a luta dos povos do campo e todas as medidas ambientais que enfrentem o colapso climático”, disse.
Sobre as demandas dos assentados e acampados da Paraíba, o candidato ressaltou a importância das ações. “Estamos vivenciando o agravamento social, trabalhos precários e a fome que é uma realidade no país que é um grande produtor de alimento orgânico. Tudo que for relacionado à insegurança alimentar devemos dar prioridade”, destacou.
Lenildo falou ainda sobre as demandas apresentadas pelos assentados relacionadas a cultura, educação, saúde e infraestrutura.
“O fortalecimento e a retomada de programas que beneficiam os pequenos agricultores como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Educação Nacional (PNAE) também são defesas do nosso mandato”, finalizou.
Importância dos povos campesinos
A agricultura camponesa é responsável por 70% de tudo que se come no Brasil. É fundamental que se crie políticas públicas que fortaleçam este segmento. O Estado tem tarefas fundamentais e é durante as eleições que os candidatos apresentem suas pautas inclusivas e voltadas para a temática.