Na última quinta-feira, 7 , durante uma reunião com lideranças políticas, em João Pessoa, o pré candidato a deputado federal, Lenildo Morais, falou sobre a pauta da representatividade na Assembleia Legislativa.
Ao lado de Valdo Nóbrega, professor surdo e pré candidato a deputado estadual, Lenildo destacou a temática da inclusão social. “É muito bom estar aqui ao lado do Valdo dialogando suas propostas para apresentar à sociedade”, disse.
Lenildo citou ainda a necessidade que a sociedade tem de escolher representantes que dialoguem com todos os grupos. “Temos que mostrar o que estamos pensando para a sociedade que, muitas vezes, precisa de pessoas como Valdo”, destacou.
Sobre o momento e a pré-candidatura representativa, Valdo Nóbrega reafirmou a parceria. “Estou aqui para lançar a minha pré candidatura a deputado estadual junto do companheiro Lenildo. Viemos reafirmar nossa parceria e articular nossas propostas para beneficiar todo o povo paraibano”, disse.
Professor Valdo ressaltou ainda sua atuação política há 18 anos, lutando em prol da minoria linguística, identitária e social. “Tenho 18 anos de atuação política. São 10 anos atuando no Rio de Janeiro e 8 anos na Paraíba. Eu atuo mais na minoria linguística, identitária e social. A minoria que falo é das comunidades surdas que residem no Brasil, pois há pessoas estrangeiras que são refugiadas e imigrantes”, disse.
Entre seus principais projetos, professor Valdo Nóbrega apresenta como principal a implementação de libras nos setores públicos e privados, em cujo segmento ele defende que 45% de funcionários ou servidores saibam e utilizem a Libras. “Outro projeto que quero levar para a Assembleia Legislativa é o aumento de dias de afastamento da licença “paternidade” de 20 dias para 180 dias. A justificativa é criar vinculo familiar e contribuir a saúde da mulher nesse período pós-parto. Assim, a criança cria laços com os pais e mães presentes”, destacou.
No diálogo mantido ao lado de Lenildo Morais, Valdo discorreu ainda sobre a necessidade das Escolas bilingues de Surdos. “Precisamos aplicar a educação de surdos e surdas no Estado. abrir concursos para surdos trabalharem nas escolas, o que nunca houve. A LDB, sob novo texto inserido, já prevê a educação bilingue de surdos como modalidade. É hora de aplicar”, concluiu Naldo.
Candidaturas representativas – Lenildo comentou que o Partido dos Trabalhadores (PT) tem destacado a necessidade do trabalho para somar em projetos de representatividade, como o apoio à pré-candidatura do professor Valdo Nóbrega, surdo. Morais enfatizou que o PT acredita que, estar ao lado de grupos que representam a linguística identitária, é importante para fortalecer a sociedade brasileira por meio da Inclusão social.