Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Lei proíbe na capital contratação de condenados por agressão contra mulher, crianças e idosos

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A partir desta quarta-feira (26) fica proibida a contratação no âmbito municipal de condenados em última instância por agressão contra a mulher, crianças ou idosos. A lei que veda a contratação de condenados pela Lei Maria da Penha pelo Município de João Pessoa foi sancionada hoje pelo prefeito Cícero Lucena.

O projeto foi proposto pelo vereador Odon Bezerra e aprovado pela Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP.

O vereador Odon Bezerra explicou que a Lei já existia no contexto da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). “Aproveitei para trazer essa prática ao Município. A Lei Maria da Penha tem penalidade dura, mas o Município passa a ser rigoroso com quem cometeu esse tipo de crime”, explicou.

No caso de concurso público, o aprovado só poderá assumir o cargo se passados dois anos do completo cumprimento da pena.

A lei foi sancionada pelo prefeito Cícero Lucena durante evento para encerrar o Outubro Rosa, mês referência no combate ao câncer de mama. A gestão preparou um evento cheio de atividades e serviços para acolher e alertar as servidoras da Prefeitura de João Pessoa para o problema.

“Eu sempre digo que todo o ano tenha que ser rosa, para que toda ação também sirva para proteger e cuidar das mulheres, principalmente no que se refere a sua saúde, dignidade e segurança. Hoje também se destaca nossa parceria com a Câmara, que aprovou um projeto importante para inibir a violência contra a mulher e que hoje transformamos em Lei”, afirmou o prefeito.

As servidoras puderam ter acesso a serviços de saúde (práticas integrativas, atendimento médico, vacinação, verificação da pressão arterial e glicemia, assistência em enfermagem, fisioterapia e nutrição), apoio fiscal e contábil, serviços de estética e relaxamento (corte de cabelo, quickmassage e manicure), e o acesso a mudas de plantas. Os serviços foram ofertados em parceria com as secretarias de Saúde, Desenvolvimento Social, Meio Ambiente, além de parceiros como a Faculdade Internacional da Paraíba e o Senac.

A secretária municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, Nena Martins, destacou a importância da ação para a valorização da mulher e para o alerta contra o câncer de mama. “Todos esses serviços são muito importantes para a saúde e bem-estar das mulheres e precisamos reforçar que todo dia é momento de cuidar e prevenir”, explicou. A secretaria promoveu no evento uma palestra sobre a importância da prevenção com a mastologista e ginecologista Lúcia Sarmento.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

cidaramos1

Cida Ramos presta solidariedade a Cláudia Carvalho contra ataque de deputado

danniloalpb

Jornalista Danilo Alves recebe título de cidadania paraibana

sebraepb1 (1)

NEon: Sebrae lança maior evento de empreendedorismo e inovação na Paraíba

joaobsb1 (1)

João Azevêdo solicita investimentos em segurança hídrica em reunião no Ministério da Integração

alpb0705 (1)

ALPB aprova projeto que reconhece portadores de fibromialgia como PCDs

agentedengue (1)

João Pessoa reduz número de casos notificados de arboviroses

uniesp (1)

Uniesp é ponto de coleta de doações para vítimas de enchentes no Rio Grande do Sul

todomundiodeia

Imagineland anuncia mais um ator da série ‘Todo Mundo Odeia o Chris’

Explosivos apreendidos em Princesa Isabel

PM aborda caminhonete e apreende explosivos na cidade de Princesa Isabel

João Azevêdo em seminário do Valor Econômico

João Azevêdo destaca avanços e investimentos no ensino técnico da Paraíba