Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Leci Brandão e Polyana Resende fazem show em homenagem às mulheres

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana e Funesc, realiza, neste sábado (10), show em homenagem às mulheres, em João Pessoa. Quem ocupa o palco do Teatro de Arena do Espaço Cultural é a cantora e compositora Leci Brandão. A abertura fica por conta de Polyana Resende e o evento faz parte da campanha “Pela vida das mulheres”. As apresentações acontecem a partir das 20h. A entrada é gratuita.

Nascida em Madureira, Rio de Janeiro, criada em Vila Isabel, Leci Brandão é a primeira mulher a fazer parte da ala de compositores da Mangueira. Seu nome é referência quando se fala em luta. Leci, acima de tudo, é uma batalhadora, lutou para conquistar seus espaços. De família humilde, começou a trabalhar cedo devido à necessidade de ajudar no orçamento familiar. Trabalhava de dia e estudava à noite.

Em 1973, o crítico musical e jornalista Sérgio Cabral descobriu Leci e a convidou para gravar um disco. Naquela época ela cantava no Teatro Opinião, na noitada de samba sob o comando de Jorge Coutinho. No ano seguinte, Sérgio levou Leci para a Discos Marcus Pereira, onde gravou seu primeiro compacto simples. Em 1975, ela gravaria o primeiro LP e recebeu inúmeros prêmios de crítica.

De lá até aqui foram 23 discos e várias compilações em mais de 40 anos de carreira. Durante cinco anos, Leci ficou sem gravar. As gravadoras não aceitavam suas canções marcadas pelas letras sociais. Ela cantou a defesa das minorias (todas elas), era convocada para cantar em todos os eventos afinados com sindicalistas, estudantes, índios, prostitutas, gays, partidos de esquerda, movimentos de mulheres e principalmente o Movimento Negro. Nos últimos 15 anos, todos os discos de Leci contêm uma faixa falando do assunto de forma direta, transparente e apaixonada. É a cantora das comunidades e sente muito orgulho por isso. Entre seus ídolos constam Martinho da Vila, Ruth de Souza e Benedita da Silva.

A atração local é Polyana Resende, pernambucana nascida no Recife que reside em João Pessoa desde 2002. É uma artista atuante na cena musical da Paraíba e, em agosto de 2017, lançou seu primeiro álbum: Samba Teimoso e seu segundo videoclipe, Saravá (Polyana Resende/ Potyzinho Lucena/ Nai Gomes). Em 2015, Lançou seu primeiro single com o videoclipe da música Vaitimbora (Seu Pereira), que também faz parte do álbum Samba Teimoso. Está no Music From Parahyba vol. 3 com a música Primeiro Samba, que também faz parte do Samba Teimoso. É a primeira compositora de samba enredo das escolas de samba da Paraíba. Ao lado de seu parceiro, Potyzinho Lucena, assina a autoria de quatro sambas, sendo o mais recente escrito para o carnaval de 2018, intitulado “A Malandros Vira o Jogo”, campeão do ano. Em dezembro de 2017, foi a artista convidada para o projeto cambada da Funesc. Participou em 2018 do primeiro festival de música da Paraíba, como intérprete da canção finalista “Um Samba a Dois” (Potyzinho Lucena).

Serviço:

Show Pela Vida das Mulheres, com Leci Brandão | Abertura: Polyana Resende

Data: 10/03, às 20h

Local: Teatro de Arena

Entrada: gratuita

Realização: Governo do Estado / Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana / Funesc

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Operação da PF apura fraudes em financiamentos no Pronaf

Morre em João Pessoa o empresário Manoel Bezerra, dono das pousadas Bandeirantes

Juiz determina continuidade do concurso de Bayeux, suspenso desde 2021

Anteriores

Lula, Gervásio e Macron

Integrante da comitiva e recepção a Macron, Gervásio comemora acordos entre Brasil e França

João Pessoa, turismo, foto site do governo da pb

Paraíba atinge média de 88% de ocupação hoteleira no feriadão

Chuvas, chuvas

Inmet emite alerta de chuvas intensas para municípios paraibanos

Carteira de trabalho 1

Sine-PB disponibiliza mais de 500 vagas de emprego em 10 municípios, a partir de segunda-feira

Ataques aos Três Poderes

Maioria dos brasileiros é contra anistia para responsáveis pelo 8/1, aponta Datafolha

Gualter Ramalho

Presidente da Unimed JP anuncia ampliação de unidades de atendimento

Plenário do Senado Federal durante sessão deliberativa semipresencial. Ordem do dia.

Plenário analisa indicações da Presidência da República para diretorias de agências reguladoras e para a recém-criada Autoridade Nacional de Proteção de Dados.

Em pronunciamento,  senador José Maranhão (MDB-PB).

Foto: Pedro França/Agência Senado

Câmara faz homenagem póstuma ao ex-governador José Maranhão

bruno-morto-533x400

Homem é assassinado no estacionamento do Shopping Pateo Altiplano

trio

Sucesso da Jovem Guarda, Golden Boys, Evinha e Trio Esperança se apresentam na PB no Seis e Meia

gessinger

Virada de preços para shows de Humberto Gessinger em Campina Grande e João Pessoa