Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Lavagem de ouro: Operação da PF cumpre mandados em João Pessoa e Patos

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Uma operação da Polícia Federal está cumprindo mandados de busca e apreensão em João Pessoa, capital da Paraíba, e em Patos, no sertão do Estado. Trata-se da Operação Lavagem de Ouro que por volta das 6h30 teve acesso a um prédio comercial na rua Francisco de Assis Frade em Manaíra, bem como a um apartamento localizado no edifício Carandá, em frente ao estabelecimento comercial, onde moraria uma das pessoas suspeitas de participação no esquema de lavagem de dinheiro.

Os mandados são cumpridos contra indiciados por estelionato, falsidade ideológica, receptação qualificada, crimes contra a ordem tributária, crimes contra ordem econômica, promoção e financiamento de organização criminosa. Os suspeitos teriam ainda participação em lavagem de dinheiro com ouro, bem como na extração ilegal de ouro.

A Operação Lavagem de Ouro acontece na Paraíba em parceria com a Polícia Federal de São Paulo.

 

A operação – A Polícia Federal e a Receita Federal atuam juntas Operação Lavagem de Ouro, para coibir a lavagem de dinheiro por parte de organização com atuação na extração e comércio ilegais de ouro.

A partir de representação da Polícia Federal, foram expedidos 52 mandados de busca e apreensão pela Justiça Federal em São Paulo, para endereços relacionados aos líderes do grupo investigado e aos principais intermediários atuantes na lavagem de ativos.

Os mandados foram cumpridos em nove estados da federação (São Paulo, Mato Grosso, Goiás, Pará, Paraná, Paraíba, Rio de Janeiro, Pernambuco e Rondônia), mais o distrito federal, com a participação de 208 policiais federais e 14 auditores da Receita Federal. Além disso, a Justiça Federal determinou o bloqueio de contas de 40 investigados, no valor de até 614 milhões de reais.

Foram aprendidos, até o momento, aparelhos de telefonia móvel e computadores dos investigados, documentos relacionados ao comércio ilegal de ouro, além de ouro em diversos endereços.

Os crimes apurados são de lavagem de ativos (art. 1º, “caput”, e §2º, incs. I e II, da Lei 9.613/98), receptação qualificada (art. 180, §1º, Código Penal), falsidade Ideológica (art. 299 do Código Penal), redução do pagamento de tributos federais (art. 1º, inc. I, da Lei 8.137/90), dificultar a ação fiscalizadora ambiental do poder público, por meio da omissão no pagamento de compensação financeira pela exploração de recursos minerais – CFEM (art. 69 da Lei 9.605/98), promoção de organização criminosa (art. 2º da Lei 12.850/13) e usurpação de bem mineral da União (art. 2º, §1º, da Lei 8.176/1991).

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

viatura pcpb FOTO Ascom PCPB__

Homem é preso suspeito de fazer criança refém e manter mulher em cárcere privado em João Pessoa

Banco do Nordeste

Mais de 400 mil candidatos fazem provas do concurso do Banco do Nordeste neste domingo

preso FOTO Pixabay

Polícia Civil prende, em Patos, suspeito de matar ex-namorada em Cabedelo

mega sena FOTO marcello casal jr agencia brasil

Paraíba tem quase 20 apostas premiadas na Mega-Sena

_viatura pcpb FOTO Ascom PCPB

Polícia conclui inquérito sobre jovens encontrados mortos em estrada no Sertão da PB

incendio pousada em porto alegre

Prefeitura e polícia apuram caso de pousada incendiada em Porto Alegre

luizcoutofrente

Deputado Luiz Couto expressa preocupação com renúncia de defensores de direitos humanos na Paraíba

WhatsApp-Image-2020-12-16-at-10.52.03

Vicente Mariano, líder religioso do candomblé, morre aos 95 anos em Campina Grande

chuva FOTO Pixabay

Paraíba tem alerta de chuvas e ventos fortes para o Litoral, Agreste e Brejo

papa francisco dilma rousseff

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano