A CBTU informou hoje que o relatório técnico realizado pelo grupo de trabalho, instaurado nos termos da resolução nº 007-2023/DT, sobre a colisão entre os VLTs 02 e 04, no dia 09/02/2023, nas proximidades da Estação Ilha do Bispo, foi concluído e não apontou falha mecânica. Ao contrário, o documento afirma que alguns procedimentos que poderiam ter sido acionados não foram, levado ao acidente.
A nota cita que após análise técnica da equipe de engenharia especializada da Companhia, não foi detectada qualquer falha estrutural ou tecnológica, tais quais, sistema de freios dos VLTS, sinalização de via, via permanente, sistema de controle de tráfego e cruzamento ou de Rádiocomunicação, que pudesse ter dado causa ao acidente.
Foi possível, no entanto, identificar algumas falhas de procedimentos operacionais.
O VLT 04 não parou ao chegar no desvio, como determina a operação, além disso, o mesmo VLT entrou no trecho com velocidade acima da permitida. Outros pontos também puderam ser verificados, como o não acionamento do freio de tração e freio de emergência.
“Diante dos fatos encontrados, a CBTU continuará trabalhando para melhor atender a população, e lamenta profundamente o ocorrido. Afirmamos ainda que somos solidários a todos aqueles que passaram por tal experiência negativa em nosso sistema, e que casos como estes são raras exceções dada a segurança do sistema de trens urbanos da Região Metropolitana de João Pessoa”, diz o trecho final da nota.
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