Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Justiça realiza esforço concentrado contra violência doméstica e familiar

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A XII Semana Justiça pela Paz em Casa será aberta, oficialmente, nesta segunda-feira (26), no Fórum Regional de Mangabeira e segue até sexta (30). O evento faz parte da política de enfrentamento à violência doméstica e familiar do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e contará com a participação do Tribunal de Justiça da Paraíba. Este ano, a coordenação pretende se voltar, especialmente, à análise de medidas protetivas, além de cumprir uma pauta com 612 audiências programadas para todo o Estado e dois júris populares por feminicídio. 43 unidades participarão do esforço, com a atuação de mais de 50 juízes envolvidos nas atividades da Semana.

Em João Pessoa, a Coordenadoria da Violência Doméstica do Estado da Paraíba realizará a II Mostra de Serviços pela Paz em Casa, no hall do Fórum de Mangabeira. “Nós tivemos uma reunião preparatória com todos os parceiros, com os equipamentos que compõem a rede de proteção, no último dia 30 de outubro. Eles estarão presentes conosco nessa prática que foi bastante positiva na última semana e que a gente agora vai repetir com algum melhoramento, sempre aperfeiçoando a nossa forma de abordagem, inclusive, em relação às vítimas”, afirmou uma das coordenadoras da Violência Doméstica no Estado da Paraíba, juíza Graziela Queiroga Gadelha.

A juíza disse que já está em entendimento com a Coordenadoria das Delegacias da Mulher em todo o Estado da Paraíba, para a implantação dos questionários de avaliação de risco para instruir as medidas protetivas na Grande João Pessoa e em Campina Grande. “Esses questionários serão aplicados pelas próprias Delegacias da Mulher, no ato em que a vítima for fazer sua denúncia. Nós estamos construindo esse questionário baseado no utilizado pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal. Mas, estaremos abertos para a proposta do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que recomenda a elaboração de um formulário único para o país”, declarou a magistrada.

A Semana pela Paz em Casa é realizada três vezes ao ano: em março, em homenagem ao Dia Internacional das Mulheres; em agosto, por ocasião do aniversário da promulgação da Lei Maria da Penha; e em novembro, durante a Semana Internacional de Combate à Violência de Gênero, estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

ambevviamao (1)

Ambev para a produção de cerveja para envasar água potável para o Rio Grande do Sul

cidaramos1

Cida Ramos presta solidariedade a Cláudia Carvalho contra ataque de deputado

danniloalpb

Jornalista Danilo Alves recebe título de cidadania paraibana

sebraepb1 (1)

NEon: Sebrae lança maior evento de empreendedorismo e inovação na Paraíba

joaobsb1 (1)

João Azevêdo solicita investimentos em segurança hídrica em reunião no Ministério da Integração

alpb0705 (1)

ALPB aprova projeto que reconhece portadores de fibromialgia como PCDs

agentedengue (1)

João Pessoa reduz número de casos notificados de arboviroses

uniesp (1)

Uniesp é ponto de coleta de doações para vítimas de enchentes no Rio Grande do Sul

todomundiodeia

Imagineland anuncia mais um ator da série ‘Todo Mundo Odeia o Chris’

Explosivos apreendidos em Princesa Isabel

PM aborda caminhonete e apreende explosivos na cidade de Princesa Isabel