Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Jornalistas e empresários debatem uso da Inteligência Artificial no mercado de comunicação

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Você já utilizou ou acompanha as discussões sobre o uso da Inteligência Artificial (IA) na sua área? Se não, é bom ficar atento! As mudanças estão ocorrendo de maneira muito rápida e alguns profissionais estão de olho nisso. Nessa quinta-feira (16), jornalistas e empresários se reuniram com outros especialistas em comunicação para debater o assunto e avaliar o que já está sendo praticado no mercado de IA. O debate ocorreu no Complexo Cabe Mais, em Cabedelo-PB, região metropolitana de João Pessoa.

Os palestrantes Rivaldi Costa e Maurício Nunes, co-fundadores da Nômade.nu, agência de publicidade e propaganda de Recife-PE, destacaram como algoritmos de IA estão sendo utilizados para automatizar tarefas rotineiras, acelerando a produção de notícias e possibilitando uma cobertura mais abrangente. No entanto, à medida que a IA se torna uma ferramenta indispensável, um dilema moral emerge. “Tivemos a preocupação de abordar as questões éticas em torno da automação no jornalismo, incluindo o viés algorítmico e a responsabilidade dos profissionais em garantir a precisão e a imparcialidade”, ressaltou Maurício Nunes.

O evento provocou uma reflexão sobre como equilibrar a eficiência proporcionada pela IA com a necessidade contínua de jornalismo ético. “O debate com os colegas foi estimulante, destacando como essas ferramentas já estão integradas ao nosso dia a dia e como podemos potencializá-las, não apenas otimizar nosso trabalho, mas também nos permitem explorar novas abordagens e aprofundar a qualidade de nossas narrativas, na geração de pautas mais assertivas ou na personalização da entrega de conteúdos, utilizando essas ferramentas de maneira ética e estratégica”, declarou o jornalista, Edcarlos Santana.

“Essa foi a primeira de muitas palestras que estamos planejando realizar dentro do Cabe Mais. Assim como outros empresários, estamos acompanhando esse debate e colocando em prática algumas ferramentas. Nosso objetivo foi expandir essa discussão com os jornalistas e estimular a reflexão sobre o assunto. É um caminho sem volta, mas que requer cuidado com as questões éticas, garantindo que a busca pela eficiência não comprometa a integridade do setor jornalístico”, reiterou Daniel Freitas, um dos sócio-diretores do Cabe Mais, ao lado de Francisco Leocádio Freitas, que também participou do evento.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

ulissestermo

Ulisses Barbosa tem alta do hospital e agradece solidariedade

pracaintermares (1)

Prefeitura de Cabedelo revoga doação de terreno em Intermares a construtora

consunjreune

Unanimidade: Consuni aprova eleição de Terezinha e Mônica

Cagepa doa água para o RS

Cagepa vai doar 10 mil copos de água potável por semana para o Rio Grande do Sul

Prefeitura mapeia pontos de alagamento

Defesa Civil mapeia pontos de alagamento na capital

Karla Pimentel, Conde

Aprovados cobram que prefeita de Conde homologue resultado de concurso

João Azevêdo e alexandre padilha

João Azevêdo se reúne com Alexandre Padilha e apresenta obras no valor de R$ 2 bilhões

Chuvas, chuvas

Inmet emite alerta de chuvas intensas para municípios paraibanos

Acidente na Epitácio hoje

Trânsito na Epitácio é bloqueado parcialmente após acidente com motociclista

Prefeitura Municipal de Caaporã

Prefeitura de Caaporã terá que indenizar servidora por danos morais