Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

João Pessoa sedia este mês Feira Internacional de Economia Criativa da Unesco

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

João Pessoa vai sediar, de 19 a 25 de novembro, no Complexo Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano, a Feira Internacional de Economia Criativa da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). João Pessoa é a única cidade do Brasil reconhecida pela Unesco em razão do artesanato e da arte popular.

A abertura oficial do evento acontecerá no auditório da Estação Cabo Branco, às 19h, com a presença dos representantes Ministério da Cultura e da Unesco. Logo após, haverá a apresentação da Orquestra Sinfônica Municipal, que será regida pelo maestro Laercio Diniz.

O evento é promovido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa e o Sebrae Nacional, com o aval da Unesco. A diretora-geral da Estação Cabo Branco, Marianne Góes, comentou que a 1ª Feira Internacional de Economia Criativa é uma iniciativa inédita no município e conta com a confirmação de várias cidades do Brasil e do exterior, pertencentes à Rede Cidades Criativas da Unesco, em que cada um apresentará as melhores práticas desenvolvidas dentro do segmento que os representa.

Dentro da Feira Internacional de Economia Criativa haverá cinco salões: Gastronomia, Música, Design, Artesanato e Cinema. No local, acontecerão oficinas, workshops, shows musicais, mesas redondas e exibição de filmes nacionais e estrangeiros. As inscrições para as oficinas, workshop e mesas redondas serão feitas pela loja do site do Sebrae, com voucher único no valor de R$ 50,00 (inteira) e R$ 25,00 (estudante).

Eventos simultâneos – Durante a Feira Internacional de Economia Criativa, estará acontecendo o “I Simpósio de Agricultura Familiar” promovido pela Fundação de Apoio ao IFPB, nos dias 22, 23 e 24 de novembro. O Simpósio é um espaço de socialização das ações dos projetos de pesquisa, desenvolvimento, inovação e extensão executado pelo Instituto Federal da Paraíba (IFPB), por meio do Polo de Inovação João Pessoa, em parceria com a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) e com incentivo da Fundação de Apoio ao IFPB (Funetec).

Participam do Simpósio os Estados brasileiros e países europeus com ampla atuação no nicho de desenvolvimento sustentável, economia social e solidária como: Espanha, França, Portugal, Alemanha, além dos países da Reunião Especializada em Agricultura Familiar (Reaf), a exemplo do Chile, Equador, Paraguai e Argentina.

O evento reunirá ainda agricultores familiares, técnicos, academia e governos no debate sobre as inovações e demandas da Agricultura Familiar, disseminação de experiências exitosas identificadas, bem como promover a desburocratização da comercialização da agricultura familiar, com intuito de flexibilizar o acesso aos novos mercados e políticas públicas de comercialização.

Feira de Agricultura – Dentro do escopo de ações de fortalecimento da agricultura familiar, ocorrerá a Feira de Agricultura Familiar, que contará com a participação de agricultores do Estado da Paraíba, proporcionará o acesso a novos mercados e divulgará os produtos e selos da agricultura familiar do Estado da Paraíba e da Federação. Com o objetivo de proporcionar uma breve degustação dos produtos produzidos no Estado e promover conexão com a gastronomia regional e local.

O evento oferecerá a Cozinha show, que contemplará pratos com ingredientes da cozinha regional, que também poderão ser adquiridos no local e assim fomentar a comercialização de produtos gerados pela agricultura familiar brasileira.

Saberes e Sabores – Dentro do Salão de Gastronomia, haverá o lançamento de um livro eletrônico, como resultado da oficina “Saberes e Sabores da Paraíba”, que acontecerá no The House Mall, na Epitácio Pessoa, 1090, de 5 a 9 de novembro, de 9h às 17h, sob a coordenação de Eduardo Barroso e Carlos Alvarado Dufour e com a participação dos convidados Tulio Paracampos (CE), Daniel Rendon Farfán (México), Fábio Moraes (Senai), Valéria Antunes (ceramista), Gina Dantas (ceramistas) e Onildo Rocha (chef).

A programação do evento pode ser conferida no link https://wp.joaopessoacriativa.com.br/

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

a68f1425-45ad-41cc-9701-b26bf541bd57

Hemocentro altera horário de atendimento em João Pessoa

02-diesel-s500-aditivado-onpetro_-1

Paraíba mantém redução de 50% do ICMS sobre diesel para empresas de ônibus

janaynanunes

Presidente da Comissão de Soridade da OAB reprova declaração de Galdino

anderson-leonardo_widelg-620x450

Anderson Leonardo, cantor do Molejo, morre de câncer aos 51 anos

heronamidi (1)

Amidi pede ao Sebrae-PB 1ª pesquisa de mercado da mídia digital paraibana

Sala de Tribunal

Mulher acusada de jogar filho com deficiência intelectual em cisterna vai a Júri na 2ª feira

Criança tem perna errada operada

Ministério Público instaura procedimento para apurar “erro médico” contra criança em Campina

PF operação contra abuso sexual infantil 2

PF prende acusado de armazenar e compartilhar cenas de abuso sexual contra crianças e adolescentes

TSE sessão 25 de abril de 2024

Ex-secretário de Malta fez transporte irregular de eleitores, confirma TSE

cofeciromulo

Cofeci sugere a Arthur Lira lei que fomente o acesso à locação de imóveis