Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

João Pessoa se torna a maior rede bilíngue entre as capitais do Nordeste

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Um dia antes da abertura do ano letivo 2020 nas creches e escolas da rede, o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, anunciou a implantação do ensino bilíngue em mais duas escolas da Capital. Na manhã desta segunda-feira (3), ele visitou a Escola Municipal Radegundis Feitosa, no José Américo, uma das escolas que passa a contar este ano com esta modalidade de ensino. Além dela, a Escola Municipal Bartolomeu Gusmão, no Cristo, também contará com aulas em dois idiomas. Além do inglês, a rede passa a oferecer o ensino bilíngue também em espanhol e João Pessoa se torna a maior rede de educação bilíngue entre as capitais do Nordeste.

A atual gestão iniciou a implantação do ensino bilíngue em janeiro de 2018 na primeira escola bilíngue da Paraíba em parceria com o Consulado dos Estados Unidos. Localizada no bairro Alto do Mateus, a Escola Municipal Dom José Maria Pires funciona em tempo integral, oferecendo aulas em português e inglês de forma interdisciplinar, envolvendo ainda aulas de matemática, geografia e história e em laboratórios de ciências e informática.

Agora, consolidando o projeto inovador em se tratando de escolas públicas na Paraíba, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) expande o ensino bilíngue para mais duas unidades da rede. O projeto terá início com os alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental I (alfabetização) e vai se expandindo de forma gradual para que atenda a todos os alunos em cinco anos. Ou seja, a cada ano, a turma que avança uma série, segue com o ensino bilíngue e a nova turma de 1° ano começa as aulas no novo idioma.

De acordo com o planejamento da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Sedec), as crianças terão 1h30 de aulas de segunda a sexta-feira, no novo idioma, nas diversas disciplinas. As duas unidades oferecem aulas em tempo integral. Na Escola Municipal Radegundes Feitosa, o ensino será do espanhol e na Escola Municipal Bartolomeu Gusmão, as crianças aprenderão o idioma inglês.

“O ensino bilíngue já é uma realidade na educação pública de João Pessoa e cada vez mais vamos expandindo para que todos os alunos da rede sejam contemplados. Este avanço pedagógico é fruto de um planejamento da nossa gestão e do nosso objetivo de preparar o futuro de nossas crianças com as melhores condições e capacidade de competir de igual para igual com as crianças da rede privada. O domínio de dois idiomas abrirá muitas portas para eles e, com certeza, João Pessoa sai na frente com mais esta experiência”, afirmou o prefeito Luciano Cartaxo.

Ano letivo 2020 – Nesta terça-feira (4), o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, entrega o novo padrão da Escola Municipal Francisca Moura, no bairro Mandacaru. A unidade foi complemente requalificada, em um investimento de mais de R$ 1,5 milhão, recebendo climatização em todos os ambientes, iluminação de LED e um ginásio de esportes. A solenidade acontece a partir das 9h, quando será aberto oficialmente o ano letivo 2020 para aproximadamente 65 mil alunos, entre bebês, crianças e adolescentes, matriculados nas 89 creches e 98 escolas da rede municipal de ensino.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

UEPB: uma crise democrática

Confusão continua: TRE nega ter chancelado posse de Raissa Lacerda na Câmara

Anteriores

Júnior Araújo, deputado estadual

Júnior Araújo diz que decisão do TSE confirma inelegibilidade de Chico Mendes: “Cai por terra sua pré-candidatura”

OAB PB

OAB-PB publica edital de lista sêxtupla para vaga de desembargador do TJPB

PM apreende armas e celulares com facção que planejava ataques em Santa Rita

Presos suspeitos de integrar facção que planejava matar ‘rivais’ em Santa Rita

PM, força tatica

Líder criminoso do Maranhão é preso novamente pela PM em João Pessoa

TCE 2021

TCE aponta excesso de servidores contratados em 44 municípios da PB

caminhaotombado

Caminhão com asfalto tomba em vala da BR 230 em Santa Rita

apreensao1 (1)

Operação cumpre mandados de prisão contra facção criminosa na Paraíba

padrastgo

Padrasto tenta culpar ex-esposa, mas pega 42 anos por assassinato de Júlia

hugomottaeministro

Ministro informa a Hugo que Paraíba deve ganhar novo aeroporto em São Bento

fasfasg

Célio Alves promete recorrer de condenação por violência de gênero