Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

João Pessoa recebe principal prêmio de preservação Histórica do país

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Numa cerimônia que teve as presenças do ministro da Cultura, Juca Ferreira, de autoridades do meio cultural e de parlamentares paraibanos, o prefeito Ricardo Coutinho (PSB) recebeu na noite de hoje, em Brasília, o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, instituído pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A Capital paraibana foi a vencedora na categoria "Apoio Institucional e/ou Financeiro", com o desenvolvimento do ‘Programa Integrado de Preservação do Patrimônio Cultural de João Pessoa’. A cerimônia de premiação ocorreu na Sala Villa-Lobos, do Teatro Nacional Cláudio Santoro, às 20h.

Em seu discurso, Ricardo Coutinho falou que o prêmio concedido a cidade de João Pessoa tem um significado especial. “Precisamos entender que não há disparidade entre o passado e o presente. Esse prêmio representa o começo de um processo de valorização do nosso patrimônio”, destacou

Prêmiação – O Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, criado em 1987, é um reconhecimento a ações de proteção, preservação e divulgação do patrimônio cultural brasileiro, e foi assim denominado em homenagem ao primeiro dirigente da instituição. O prêmio é oferecido anualmente a empresas, instituições e pessoas de todo o país e procura estimular e valorizar todos aqueles que atuam em favor da preservação do patrimônio cultural brasileiro.

Presente à cerimônia de premiação, o jornalista Fernando Moura, da Coordenadoria do Patrimônio Cultural (Probech-JP), disse que a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) mostra a grandeza dos investimentos realizados na preservação do patrimônio cultural, material e imaterial da cidade. “Com esse Prêmio o Brasil diz através do Iphan que João Pessoa está no caminho certo”, ressaltou.

Ele falou que a preocupação em preservar o patrimônio histórico nacional tem chamado a atenção de todos os países para o Brasil. “O ministro Juca Ferreira foi claro em dizer que está havendo um interesse do mundo pela cultura brasileira. Ferreira falou que está existindo a consciência da memória do Brasil e isso repercute no mundo”, revelou.

Projetos – A Comissão Nacional de Avaliação, que apontou os vencedores deste ano, foi presidida por Isabella Adeira, coordenadora geral de Difusão e Projetos da Diretoria de Articulação e Fomento, e composta por 15 integrantes. Este ano, a Comissão analisou 67 projetos em sete categorias. Foram premiados participantes nas áreas de "educação patrimonial", "divulgação", "pesquisa e inventário de acervos", "preservação de bens móveis e imóveis", "salvaguarda de bens de natureza imaterial" e "proteção do patrimônio natural e arqueológico".

Nos anos anteriores, os premiados na categoria "institucional" foram o Instituto de Pesquisas Etno-Ambiental do Xingu/Ipeax, em Camarana, no Mato Grosso (2008); Instituto Homem Pantaneiro, em Corumbá, no Mato Grosso do Sul (2007); Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006); Associação Pró-Reforma, em Bananal, São Paulo (2005); e a empresa Sol Informática, de Belém, no Pará.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

centrodevivenciaverde (1)

Eleição da UFPB: Parcial mostra Terezinha e Mônica em 1º lugar e apoiadores “provocam” Valdiney

presidio-regional-de-cajazeiras (1)

Rebelião após prisão de diretor do presídio de Cajazeiras é contida

camaradeformosa (1)

Vereadores aumentam salários para R$ 17 mil e reclamam: “Se fosse R$ 300 mil não dava”

168970670164b6e0cd674fd_1689706701_3x2_lg

Wegovy chegará às farmácias brasileiras no segundo semestre de 2024

bolsaatleta (1)

João Azevêdo contempla 548 atletas, paratletas e técnicos com Bolsa Esporte

39graus

Calor: Temperaturas podem chegar a 39°C na Paraíba nesta sexta

Roberto D’Horn Moreira Monteiro de Franca Sobrinho

Roberto D’Horn toma posse pela segunda vez no TRE da Paraíba

wifi (1)

Passageiros terão wi-fi gratuita no Terminal do Valentina Figueiredo a partir de sábado

Caepep

Defensoria garante liberdade a paraibana encarcerada com filho recém-nascido

cidaramos1_resized (2)

PT marca data para decidir sobre situação de João Pessoa; Cida crê em candidatura própria