Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

João Pessoa recebe Caminhada Nacional de Combate à Obesidade

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) promove, no dia 21 de outubro (domingo), às 9hs, simultaneamente em sete estados do Brasil, a 1ª Caminhada Nacional de Combate à Obesidade. Na Paraíba a caminhada vai acontecer no Parque Solón de Lucena, em João Pessoa.

A ação, de aproximadamente 50 minutos, acontece em comemoração ao Dia Nacional de Prevenção da Obesidade – 11 de outubro – e tem como objetivo chamar a atenção da população sobre a importância da atividade física e de alimentação adequada para melhorar a qualidade de vida e reduzir o excesso de peso.

Os eventos também serão realizados em Brasília, Goiás, São Paulo, Curitiba, Vitória, Campinas, Bauru, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Recife, João Pessoa, Manaus, São Luís, Porto Velho e Fortaleza.

De acordo com o presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), Caetano Marchesini, a iniciativa visa alertar a população sobre os perigos do excesso de peso e incentivar uma vida mais saudável. “Neste mês de outubro estamos aumentando as nossas recomendações, com o objetivo de estimular as pessoas a optarem por atividades preventivas e saudáveis, pois no Brasil os números atuais mostram que a obesidade é um problema crônico e de saúde pública. Com a caminhada pretendemos sensibilizar as pessoas e incentivá-las a cuidar melhor de sua saúde”, explica o especialista.

A CAMINHADA – Durante o evento – coordenado por cirurgiões, educadores físicos e profissionais multidisciplinares associados à SBCBM – será realizado atendimento ao público para diagnóstico de sobrepeso, obesidade, bem como orientações sobre o nível de peso. Também poderão ser realizadas atividade e aulas aberta à população.

A campanha trabalha quatro princípios básicos para manter a saúde e o peso saudável: comer bem, movimentar-se, beber água e dormir bem.

A OBESIDADE – Pesquisas apontam o Brasil como o 5º no ranking mundial da obesidade. A  doença é uma realidade para 18,9% dos brasileiros.  Já o sobrepeso atinge mais da metade da população (54%). Entre os jovens, a obesidade aumentou 110% entre 2007 e 2017. Esse índice foi quase o dobro da média nas demais faixas etárias (60%). Os dados são do Ministério da Saúde.

Nos últimos anos houve um aumento do consumo de alimentos altamente calóricos e ricos em gordura, sal e açúcar, mas pobres em vitaminas, minerais e outros micronutrientes. “O sobrepeso e a obesidade tem origem numa série de fatores, mas principalmente no hábito do mundo moderno de consumir cada vez mais produtos processados – com a adição de substâncias que os torna mais duráveis, palatáveis e atraentes, normalmente derivadas de gorduras e açúcares. Ao desequilíbrio na balança, soma-se a vida sedentária”, completa o presidente do Capítulo da Sociedade da Paraíba, Augusto Almeida.

Confira os locais aonde a caminhada será realizada e participe: www.sbcbm.org.br

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

foccotce (1)

TCE assume coordenação do Focco-PB e presidente destaca importância do fórum

pastedecarnecomacusar (1)

Deputados aprovam pastel de carne com açúcar como patrimônio imaterial da PB

vacinaferreira (1)

Vacinação contra dengue é suspensa na Capital até que Ministério da Saúde envie novas doses

Aguinaldo Ribeiro, fonte Câmara dos Deputados

Lula defende Aguinaldo como relator da regulamentação da reforma tributária

Cícero Lucena em Mangabeira

Cícero confirma licitação para construir ponte ligando Mangabeira ao Valentina

Herman Benjamin, stj

Paraibano Herman Benjamin é eleito novo presidente do STJ

Cigarros eletrônicos

Vigilância Sanitária determina apreensão de cigarros eletrônicos em todo Estado

João Azevêdo programa

Governo inclui no PPP-PB construção de estacionamento vertical na Epitácio com 1.500 vagas

Acidente próximo ao viaduto do Forrock

Motociclista sofre parada cardíaca após acidente e é reanimado pela PRF na BR-230

Jucélio Dantas é acusado de assassinar kaliane Medeiros

Caso Kaliane: ex-namorado é condenado a 30 anos por homicídio e feminicídio