Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

João Pessoa realiza Dia D de vacinação contra gripe e sarampo neste sábado

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal, a Prefeitura de João Pessoa realiza, neste sábado (28), mais um ‘Dia D’ de vacinação contra a Influenza e o Sarampo, além da atualização da caderneta das crianças. Estarão disponíveis duas Unidades de Saúde da Família por Distrito Sanitário e o Centro Municipal de Imunização, na Torre, das 8h às 12h, e o Mangabeira Shopping, que estará com equipes vacinando das 8h às 16h.

A vacina contra a Influenza está disponível para os seguintes grupos: pessoas com 60 anos ou mais, crianças na faixa etária de 6 meses até 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, professores das escolas públicas e privadas, povos indígenas, grupos com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas, funcionários do sistema de privação de liberdade, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo, rodoviário, portuários, funcionários do sistema prisional e profissionais das forças de segurança e salvamento (policiais, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas).

Já a imunização contra o sarampo poderá ser feita em trabalhadores da saúde e crianças de 6 meses a menores de 5 anos. “As vacinas de rotina e a que previne contra a influenza podem ser administradas juntamente com a vacina que previne contra a Covid-19. A única exceção são para as crianças de 5 à 11 anos. Estas não podem tomar as doses das vacinas de rotina ou a que previne contra influenza juntamente com a vacina de Covid-19. Neste caso, deve-se respeitar um prazo de 14 dias”, orientou Fernando Virgolino, chefe da seção de Imunização da Prefeitura.

A única forma de evitar o sarampo é por meio da vacinação. Por esse motivo, a importância de estimular a atualização da caderneta de vacinação, especialmente neste período de queda das coberturas vacinais.

Caderneta em dia – Dentro da programação do calendário vacinal, a Tríplice viral, que previne contra sarampo, caxumba e rubéola, é administrada em duas doses, sendo a primeira aos doze meses de idade e a segunda entre os 15 meses. Após duas semanas da aplicação, a proteção é iniciada, e o efeito deve durar para a vida inteira. “Quando entramos numa Campanha, levamos em consideração o cenário epidemiológico, a cobertura vacinal e a faixa etária do grupo. No caso das crianças de seis meses, as doses da vacina que previne contra o sarampo é antecipada para que ela possa produzir anticorpos, no caso de um possível contato com a doença”, explicou Fernando Virgolino.

Já a influenza, também conhecida como gripe, é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. O vírus é altamente transmissível e pode fazer com que a pessoa infectada evolua para formas graves da doença e, até mesmo, ir a óbito. “A vacina será ofertada nas USFs e é importante que os grupos, mediante o chamamento, vá receber e ficar protegido. Sabemos que a melhor forma de prevenção é por meio das vacinas que são ofertadas de forma gratuita nos serviços da rede municipal de saúde”, completou o coordenador.

Locais para vacinação:

Sábado (28): ‘Dia D’ de Mobilização contra Influenza e Sarampo e Atualização da Caderneta de Vacinação.

– Estacionamento do Shopping Mangabeira (pedestres e drive thru)

Horário: 8h às 16h

– Centro Municipal de Imunização (CMI) – Av. Rui Barbosa, Torre

Horário: 8h às 12h

– Unidades de saúde da família (USF);
Horário: 8h às 12h

Distrito I

USF Saúde para todos

USF Costa e Silva

Distrito II

USF Integrada Grotão

USF Geisel em Ação

Distrito III

USF Quatro Estações

USF Nova Esperança

Distrito IV

USF Roger Integrado

USF Matinha II e Paulo Afonso

Distrito V

USF Bessa

USF Água Fria

De segunda a sexta-feira, as pessoas podem procurar a unidade de saúde da família (USF) mais próxima de casa para se imunizar e atualizar o cartão de vacinação.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

Relógios apreendidos na operação

Polícia prende em João Pessoa servidor do TJPE por suspeita de corrupção e lavagem de dinheiro

Jannyne Dantas

Justiça mantém prisão de Jannyne Dantas, ex-diretora do Hospital Padre Zé

Gaeco operação curandeiros II

Gaeco deflagra operação contra fraude para libertar presos de forma irregular

Corrida da fogueira em campina grande

Prefeitura de Campina Grande abre inscrições para Corrida da Fogueira

Técnicos do TRE-DF realizam a conferência e a lacração de urnas eletrônicas para o 1º turno das Eleições 2022.

MPPB e Procuradoria Regional Eleitoral discutem atuação de promotores nas eleições 2024

Violência contra mulheres, estupro

A cada 8 minutos, uma mulher é vítima de estupro no país

90101644-eef1-470c-865b-76d15822810a

Ministra das Mulheres participa de sessão um dia após “equívocos” do presidente da AL

joaobenedito (1)

TJ aprova criação de mais sete vagas de desembargador na PB

emersonpanta

TCE imputa débito de R$ 2 milhões a Emerson Panta por contratação de advogados

17113967826601d7aec1edd_1711396782_3x2_lg

Moraes diz que não há evidências de que Bolsonaro buscou asilo na Embaixada da Hungria