Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

João Pessoa prorroga vacinação contra Pólio e Sarampo até 14 de setembro

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Para garantir a assistência das crianças que ainda não tomaram as vacinas que previne contra poliomielite e sarampo, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) decidiu prorrogar a Campanha de Vacinação, que segue até o dia 14 de setembro. A campanha nacional teve início no dia 1º de agosto, mas o município resolveu estender por mais 12 dias, com objetivo de oportunizar os pais que ainda não puderam levar as crianças aos serviços da rede municipal.

A meta da Campanha de Vacinação contra Poliomielite e Sarampo é imunizar 95% do total de 42,6 mil crianças na faixa etária de um ano até menores de cinco anos de idade, mas apenas 35 mil crianças compareceram aos postos e receberam as doses da vacina em João Pessoa, o que corresponde a uma cobertura vacinal de 81,9%.

Fernando Virgolino, chefe da Seção de Imunização da SMS, explica que os pais que ainda não levaram seus filhos a alguma Unidade de Saúde da Família (USF) ou Policlínica da rede SUS devem comparecer para avaliar o cartão de vacina e se necessário, vacinar a criança.

“Nós, enquanto gestores estamos preocupados com a cobertura vacinal em nosso território, principalmente porque temos observado situação de surto em outras cidades, a exemplo de Recife, no Estado vizinho. As crianças devem estar imunizadas, pois elas podem estar expostas ao risco de contato com o vírus da doença”, informou Virgolino.

O chefe da Imunização explica ainda que, os pais não devem se preocupar quanto a administração da vacina, pois toda vacina licenciada para uso passou antes por diversas fases de avaliação, garantindo sua segurança. Graças à vacinação, houve uma queda drástica na incidência de doenças que costumavam matar milhares de pessoas todos os anos até a metade do século passado a exemplo da coqueluche, sarampo, poliomielite e rubéola.

“Essa vacina é indiscriminada, ou seja, toda criança dentro da faixa etária preconizada pela campanha deve tomar a vacina e ficar protegida do vírus que já está em circulação no território brasileiro. Para o sarampo, a forma mais segura de se prevenir é a vacinação”, disse o coordenador.

Surto da doença – De acordo com dados do Ministério da Saúde, até o dia 28 de agosto foram confirmados 1.553 de sarampo no Brasil e 6.975 permanecem em investigação. Os estados do Amazonas e Roraima apresentam surtos da doença, com 1.211 e 300 casos, respectivamente. Os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Pará e Pernambuco também apresentaram registros da doença.

De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica, os últimos casos de sarampo registrados em João Pessoa foram em 2010 (53 casos) e 2013 (seis casos). “Na Capital já imunizamos 66% de crianças, mas alertamos os pais para o risco de surto da doença, considerando a proximidade com o estado de Pernambuco que já apresentou confirmação para caso de sarampo. Os pais devem procurar os postos para evitar a exposição das crianças ao risco de contrair a doença”, completou o chefe da Seção de Imunização.

Sarampo – É uma infecção contagiosa, transmitida por um vírus. Os sinais envolvem principalmente alterações na pele, chamadas de exantema eritematoso, acompanhadas de febre, tosse, coriza e mal-estar, podendo levar a complicações por encefalite, meningite, pneumonia, otite, complicações intestinais, entre outras.

Poliomielite ou paralisia infantil – É uma doença infectocontagiosa viral aguda, que possui como principal característica quadros de paralisia flácida súbita, no qual o paciente sofre fraqueza ou paralisia em determinada parte do corpo por redução do tônus muscular.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

a68f1425-45ad-41cc-9701-b26bf541bd57

Hemocentro altera horário de atendimento em João Pessoa

02-diesel-s500-aditivado-onpetro_-1

Paraíba mantém redução de 50% do ICMS sobre diesel para empresas de ônibus

janaynanunes

Presidente da Comissão de Soridade da OAB reprova declaração de Galdino

anderson-leonardo_widelg-620x450

Anderson Leonardo, cantor do Molejo, morre de câncer aos 51 anos

heronamidi (1)

Amidi pede ao Sebrae-PB 1ª pesquisa de mercado da mídia digital paraibana

Sala de Tribunal

Mulher acusada de jogar filho com deficiência intelectual em cisterna vai a Júri na 2ª feira

Criança tem perna errada operada

Ministério Público instaura procedimento para apurar “erro médico” contra criança em Campina

PF operação contra abuso sexual infantil 2

PF prende acusado de armazenar e compartilhar cenas de abuso sexual contra crianças e adolescentes

TSE sessão 25 de abril de 2024

Ex-secretário de Malta fez transporte irregular de eleitores, confirma TSE

cofeciromulo

Cofeci sugere a Arthur Lira lei que fomente o acesso à locação de imóveis