Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

João Pessoa promove sábado ‘Dia D’ de imunização contra pólio, multivacinação e covid

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Com intuito de garantir a imunização e ampliar a cobertura vacinal na Capital, a Prefeitura de João Pessoa realiza, no próximo sábado (17), mais um ‘Dia D’ de Mobilização contra Paralisia Infantil, Multivacinação e Covid-19 de adultos e crianças. Estarão recebendo os usuários todas as Unidades de Saúde da Família (USF), Centro de Imunização e Policlínicas Municipais das 8h às 12h e o Mangabeira Shopping, das 8h às 16h.

Neste ‘Dia D’ de Mobilização todas as vacinas que compõem o calendário de rotina do Programa Nacional de Imunização (PNI) estarão disponíveis. Para participar da campanha, basta comparecer a um dos pontos de vacinação portando documento de identidade com foto, cartão do SUS e cartão de vacinação. A vacina da Polio é direcionada para crianças menores de 5 anos de idade e a Multivacinação para crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade.

Além da vacinação para crianças e adolescentes dentro da Campanha contra a Polio e de Multivacinação, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) também ofertará, nos mesmos pontos de vacinação, as vacinas contra Covid-19 e Influenza crianças e adultos sem necessidade de agendamento.

Em João Pessoa, apenas 33,57% das crianças entre 1 ano a menores de 5 tomaram as doses do imunizante que previne contra a Polio. A meta é imunizar aproximadamente 42 mil crianças.

No Sistema Único de Saúde (SUS), a vacinação segue o seguinte esquema: A imunização contra a Poliomielite deve ser iniciada a partir dos dois meses de vida, com mais duas doses aos quatro e seis meses, além dos reforços entre 15 meses e aos 4 anos de idade. Na rede pública as doses de reforço, a partir de um ano de idade, são realizadas com a Vacina Oral Poliomielite (VOP), que é a ‘vacina da gotinha’.

Dados – De acordo com dados do Ministério da Saúde, a cobertura vacinal da população vem despencando, chegando em 2021 com menos de 59% dos cidadãos imunizados. Em 2020, o índice era de 67% e em 2019, de 73%. O patamar preconizado pelo Ministério da Saúde é de 95%.

Na rede SUS – A Rede Municipal de Saúde disponibiliza gratuitamente 18 tipos de vacinas que fazem parte do calendário de rotina e Programa Nacional de Imunização (PNI): BCG, Hepatite B, Hepatite A, Pentavalente, DTP, VIP, VOP, Meningocócica C, Pneumocócica 10, Rotavírus, Tríplice viral e Varicela para as crianças. Já para os adolescentes, dT, Hepatite B, Tríplice Viral, HPV e Meningocócica C; e para os adultos, dT, Hepatite B e Tríplice viral. Além disso, estarão disponíveis as vacinas contra a Covid-19 e a Influenza.

Confira os pontos de vacinação do ‘Dia D’ (17.09)

Unidades de Saúde da Família (USF) * – das 8h às 12h

Centro Municipal de Imunização (CMI) – das 8h às 12h

Policlínicas Municipais – das 8h às 12h

Mangabeira Shopping – das 8h às 16h

*exceção das USFs (Vieira Diniz, Novais VI, mangabeira Integrada, Ilha do Bispo, Viver Bem, Mandacaru VIII e Policlínica Municipal de Mangabeira)

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Exaustão, sobrecarga… por que não reconhecemos os nossos limites?

Presidente do PT é acusado de cometer etarismo contra Luiz Couto

Incidente no Restaurante Garden: entenda o que realmente aconteceu

Anteriores

chuva agua FOTO Pixabay_

Paraíba inicia semana com alertas de acumulado de chuva

Polícia apreende quatro armas em operação na cidade de Bayeux

Polícia apreende quatro armas em operação na cidade de Bayeux

faxineira limpeza FOTO Pixabay

Sine-PB oferta 447 vagas de emprego em 12 municípios paraibanos

Dia D contra a gripe - mais de 56 mil doses são aplicadas na Paraíba

Dia D contra a gripe: mais de 56 mil doses são aplicadas na Paraíba

Cineasta Toni Venturi FOTO redes sociais

Cineasta Toni Venturi morre aos 68 anos; velório será na Cinemateca

irã FOTO Pixabay

Helicóptero com presidente do Irã, Ebrahim Raisi, sofre acidente

mega sena FOTO marcello casal jr agencia brasil

Aposta de Casserengue ganha prêmio na Mega-Sena

porto alegre RS FOTO rafael neddermeyer agencia brasil

Baixa do Guaíba revela destruição e prejuízo em Porto Alegre

estrutura sao joao santa rita pb_

Prefeito sinaliza que vai descumprir recomendação do TCE-PB e realizar São João ‘milionário’

viaturas policia militar

Polícia localiza fugitivo em área de caatinga após troca de tiros em Malta