Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

João Pessoa é a única capital do NE com índice satisfatório de redução de focos do Aedes

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) concluiu o 2º ciclo do Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa). A pesquisa, divulgada nesta terça-feira (30), apontou que João Pessoa está entre as cinco capitais do país com avaliação satisfatória. O Índice de Infestação Predial (IIP) está em 1,1%, o que representa que a cada 100 imóveis, ou pouco mais de um, apresenta risco de reprodução do mosquito.

De acordo Ministério da Saúde, apenas quatro capitais estão com índice satisfatório: João Pessoa (PB), Boa Vista (RR), São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ), além do Distrito Federal (DF). A capital Cuiabá (MT) está em risco e outras 16 em alerta: Fortaleza (CE), Porto Velho (RO), Palmas (TO), Salvador (BA), Teresina (PI), Recife (PE), Belo Horizonte (MG), Campo Grande (MS), Vitória (ES), São Luis (MA), Belém (PA), Macapá (AP), Manaus (AM), Maceió (AL), Aracaju (SE) e Goiânia (GO).

Com as informações do LIRAa, as vigilâncias epidemiológica e ambiental podem direcionar as ações de combate ao Aedes nos bairros de João Pessoa. A própria população toma conhecimento da incidência do mosquito em seu bairro e pode tomar medidas para auxiliar no controle de doenças e se prevenir.

O estudo é desenvolvido por meio de amostragem e é realizado quatro vezes ao ano, com objetivo de avaliar o risco de reprodução do mosquito Aedes aegypti nos bairros. Para o levantamento, os 64 bairros são divididos em 29 áreas de pesquisa. Dois bairros apresentaram o maior índice, doze médio risco e 15 áreas com baixo índice de epidemia de arboviroses.

“Temos concentrado nosso trabalho de vigilância e controle principalmente nos bairros que estão em extensão, novos territórios em formação habitacional e divisas municipais que apresentaram riscos preocupantes, a exemplo dos bairros do Varadouro, Alto do Mateus, Jardim Planalto, Funcionários I, Bairro das Indústrias, Distrito Industrial, Cidade Verde, Gramame e Grotão”, informou o gerente do Centro de Vigilância Ambiental e Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde, Nilton Guedes.

LIRAa – É uma metodologia de trabalho que ajuda a mapear os locais com altos índices de infestação do mosquito Aedes aegypti e, consequentemente, alerta sobre os possíveis pontos de surto das arboviroses.

“Temos trabalhado para conscientizar a população para a importância da prevenção. Os técnicos e agentes da prefeitura fazem um trabalho de monitoramento, onde a maioria dos focos foram encontrados em descartáveis (lixo), calhas e ambientes de armazenamento para água. Portanto, compreendemos e reforçamos junto à comunidade que esse é um trabalho coletivo e de envolvimento de todos”, destacou o gerente.

Serviço – A população pode ajudar no combate ao Aedes aegypti denunciando possíveis focos do mosquito através dos telefones 0800-282-7959 e 3214-5718 ou ainda pelo e-mail [email protected].

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

centrodevivenciaverde (1)

Eleição da UFPB: Parcial mostra Terezinha e Mônica em 1º lugar e apoiadores “provocam” Valdiney

presidio-regional-de-cajazeiras (1)

Rebelião após prisão de diretor do presídio de Cajazeiras é contida

camaradeformosa (1)

Vereadores aumentam salários para R$ 17 mil e reclamam: “Se fosse R$ 300 mil não dava”

168970670164b6e0cd674fd_1689706701_3x2_lg

Wegovy chegará às farmácias brasileiras no segundo semestre de 2024

bolsaatleta (1)

João Azevêdo contempla 548 atletas, paratletas e técnicos com Bolsa Esporte

39graus

Calor: Temperaturas podem chegar a 39°C na Paraíba nesta sexta

Roberto D’Horn Moreira Monteiro de Franca Sobrinho

Roberto D’Horn toma posse pela segunda vez no TRE da Paraíba

wifi (1)

Passageiros terão wi-fi gratuita no Terminal do Valentina Figueiredo a partir de sábado

Caepep

Defensoria garante liberdade a paraibana encarcerada com filho recém-nascido

cidaramos1_resized (2)

PT marca data para decidir sobre situação de João Pessoa; Cida crê em candidatura própria