Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

João Pessoa aplica segunda dose da vacina contra Covid-19 em idosos a partir dos 76 anos no domingo

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A Prefeitura de João Pessoa continua com a aplicação exclusiva de segunda dose da vacina Coronavac/Butantan e passa a atender as pessoas com 76 anos ou mais, neste domingo (18). Serão sete postos de imunização, sendo cinco ginásios (8h às 12h), e dois do tipo drive thru (9h às 15h) instalados no Ronaldão (Cristo) e no Santuário Mãe Rainha (Aeroclube).

É preciso lembrar que, devido à limitação de doses do imunizante, que é adquirido e distribuído pelo Ministério da Saúde, as pessoas precisam estar atentas para a faixa etária a ser atendida e só buscarem a segunda dose da vacina, se tiverem tomado a primeira dose do imunizante do Instituto Butantan antes do dia 21 de março.

A Secretaria Municipal de Saúde, com o apoio de vários outros órgãos das administrações municipal e estadual, está organizando o atendimento para evitar desinformação. As orientações estão nos canais oficiais da Prefeitura na internet e redes sociais.

O secretário de Saúde, Fábio Rocha, tem reiterado as orientações e o pedido para que as pessoas que estejam dentro do grupo previsto para cada dia possam procurar os postos de vacinação com tranquilidade, sem pressa ou preocupação em conseguir tomar a dose de reforço. “O quantitativo de doses disponível é o suficiente para o grupo prioritário convocado para vacinação a cada dia. Se alguém tentar se antecipar, infelizmente, pela limitação de doses, não poderemos atender. A organização é nossa, mas a vacina vem do Governo Federal”, explicou.

A Secretaria de Saúde continua cadastrando os usuários – pelo aplicativo ‘Vacina João Pessoa’ ou pelo site vacina.joaopessoa.pb.gov.br – para contribuir com o fluxo da vacinação, organizando a distribuição de doses e evitando a aglomeração. O órgão esclarece, porém, que as pessoas com 76 anos ou mais que irão se vacinar neste final de semana, caso não consigam realizar o cadastramento, serão atendidas e orientadas no próprio local de vacinação.

Com o cadastramento dos usuários pelo aplicativo, será possível agilizar o atendimento que passará a acontecer prioritariamente através de agendamento, com o objetivo de evitar longa espera e problemas com aglomerações nos postos de vacinação. Após o cadastramento, o cidadão irá receber uma mensagem sobre a abertura de agendamento para o seu grupo prioritário, permitindo que ele saiba horário e local para tomar a primeira ou segunda dose.

Lançado no fim de março, o aplicativo ‘Vacina João Pessoa’ tem por objetivo agilizar o atendimento e reduzir as filas nos postos de vacinação. A população pode baixar o aplicativo de forma gratuita para smartphones com sistema operacional Android.

Documentação exigida

Quem for tomar o reforço é imprescindível levar documento oficial com foto, o cartão de vacinação com a primeira dose, cartão do SUS, CPF e comprovante de residência.

Transporte gratuito

As pessoas que precisarem se deslocar de um bairro a outro para tomar a vacina, podem utilizar o serviço gratuito do aplicativo Uber, parceria da empresa com o Governo da Paraíba. O código que deverá ser inserido é o VACINAPB e cada usuário só pode inseri-lo uma vez, garantindo a gratuidade para as duas viagens que devem chegar até R$ 25, cada.

Solidariedade

Neste final de semana, os postos de vacinação também estão recebendo doações de alimentos não perecíveis para serem distribuídas com instituições de caridade e famílias necessitadas, atingidas pelos efeitos dessa pandemia. A arrecadação e a posterior distribuição é uma iniciativa conjunta da Prefeitura de João Pessoa e do Governo do Estado.

Lembrando que a doação é um ato espontâneo e pessoal, não havendo nenhuma imposição. Aquelas pessoas que quiserem doar, mesmo que não estejam indo se vacinar, também terão acolhida da doação.

Postos de vacinação (2ª dose)

Ginásios – 8h às 12h

Distrito Sanitário I

Escola Municipal Dom José Maria Pires (Oitizeiro)

Distrito Sanitário II

Escola M. Jornalista Raimundo Nonato Batista (Gramame)

Distrito Sanitário III

Centro Cultural Tenente Lucena (Mangabeira)

Distrito Sanitário IV

Ginásio Ivan Cantisani (Tambiá)

Distrito Sanitário V

Escola Municipal Seráfico da Nóbrega (Tambaú)

Drive thru (9h às 15h)

Santuário Mãe Rainha (Aeroclube)

Ginásio O Ronaldão (Cristo).

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

joaobenedito (1)

TJ aprova criação de mais sete vagas de desembargador na PB

emersonpanta

TCE imputa débito de R$ 2 milhões a Emerson Panta por contratação de advogados

17113967826601d7aec1edd_1711396782_3x2_lg

Moraes diz que não há evidências de que Bolsonaro buscou asilo na Embaixada da Hungria

daniellabsb (2)

Daniella Ribeiro será relatora do PL que reformula o Perse para turismo e eventos

cejuuscararuna (1)

Núcleo de Solução de Conflitos do TJ inaugura Centro em Araruna nesta quinta-feira

amiditce (2)

Amidi e TCE discutem mecanismos de transparência na publicidade institucional

society (1)

João Pessoa sediará Torneio de Futebol Society dos Corretores de Imóveis

leobandeira

TCE-PB dá 30 dias para prefeito concluir creche em Lucena

jacksonemarcos (1)

Presidente do PT da PB explica presença na PH: “O evento era do PSB, não do PP”

UFPB-entrada-683x388

UFPB terá urnas em todos os centros de ensino nesta quinta; veja locais