Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

João Azevêdo tem 29% ao Governo da PB; 2º lugar tem empate entre três candidatos

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Levantamento do Real Time Big Data divulgado nesta terça-feira (23) mostra que o atual governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), tem 29% das intenções de voto na disputa ao governo paraibano no cenário estimulado, quando os nomes dos candidatos são apresentados aos eleitores. Na sequência, aparecem, empatados, Nilvan Ferreira (PL), com 15%, Pedro Cunha Lima (PSDB), com 14%, e Veneziano Vital do Rêgo (MDB), também com 14%.

O levantamento encomendado pela Record TV ouviu 1.500 eleitores em 62 municípios do estado entre 20 e 22 de agosto. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o nº PB-03455/2022.

No cenário espontâneo, em que os nomes dos candidatos não são revelados aos entrevistados e eles respondem espontaneamente, Azevêdo tem 20%; Pedro Cunha Lima e Veneziano Vital, 7%; Nilvan Ferreira, 5%; Cássio Cunha Lima (PSDB) e Ricardo Coutinho (PT) foram citados por 1%, apesar de não estarem na disputa pelo Palácio da Redenção. Brancos e nulos somaram 12%, não souberam ou não quiseram responder, 47%.

No cenário em que são apresentados aos eleitores também os presidenciáveis que apoiam os candidatos ao Governo da Paraíba, Veneziano tem 29% quando seu nome é atrelado ao de Lula (PT). Com o apoio de Bolsonaro (PL), Nilvan Ferreira alcança 23%, e Pedro Cunha alcança 12% com o apoio de Ciro Gomes (PDT). A candidatura de João Azevêdo é independente, nesse cenário, mesmo sem apoio, ele tem 25% das intenções de voto.

Avaliação do governador

A pesquisa também perguntou como os eleitores avaliam o governo de João Azevêdo. Para 51%, o atual governador é aprovado, 43% o desaprovam. Não sabem ou não respondeu somaram 6%.

Avaliação do governo

Para 14% dos entrevistados, o governo é ótimo, para 20% é bom, e regular para 32%. Outros 16% avaliaram o governo como ruim, 15% o consideram péssimo. Não sabem ou não responderam somaram 3%.

Senado

Para o Senado, o Real Time Big Data simulou dois cenários. No primeiro, Ricardo Coutinho (PT) lidera com 28% das inteções de voto. Em seguida, estão Efraim Filho (União Brasil), 17%; Bruno Roberto (PL), 8%; Sérgio Queiroz (PRTB), 5%; Pollyanna (PSB), 3%; André Ribeiro (PDT), 1%, Alexandre Soares (PSOL), 1%, e Manoel Messias (PCO) não pontuou. Brancos e nulos somaram 17%, não souberam ou não responderam, 20%.

No segundo cenário, sem Coutinho, Efraim Filho lidera com 22%, Bruno Roberto tem 9%, o que o coloca em empate técnico com Pollyana, que tem 6%, e com Sérgio Queiroz, que tem 5%. André Ribeiro e Alexandre Soares têm 2% cada, e Manoel Messias, 1%. Brancos e nulos, 25%, não souberam ou não responderam, 28%.

 

R7

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

UFPB publica edital de concurso com 21 vagas para professor e salário de até R$ 11 mil

Disputa para desembargador: Harrison defende paridade entre gêneros

Anteriores

Motoboys protesto

Motoboy acusa dono de academia de agressão e entregadores protestam

Calendário, Maio, feriado

Maio tem feriado que pode ser prolongado; depois, só em junho e novembro

upgarden

Três vítimas do desabamento de casa de shows seguem internadas no Trauma, uma na UTI

Mirante do Cabo Branco novo

Novo Mirante do Cabo Branco atrai pessoenses e turistas no Dia do Trabalhador

Empreender PB, assinatura de contratos

Empreender Paraíba abre inscrições para 28 municípios a partir desta quinta

sousaxbragantino

Falta de energia atinge parte do sertão da PB e atrasa Sousa x Bragantino

natixis (1)

Portugal busca brasileiros: multinacional abre 528 vagas sem limite de idade

harrisontargino

Disputa para desembargador: Harrison defende paridade entre gêneros

Prisão, cadeado

Preso homem investigado por quatro assassinatos em Aroeira

PC Deccor Prisão investigado por golpe contra a PBPrev

Polícia prende investigado por golpe de mais de R$ 130 mil contra PBPrev