O governador João Azevêdo, juntamente com demais governadores do Nordeste está reunido neste momento, em Brasília, om o presidente Jair Bolsonaro. A reforma da Previdência é um dos temas que estão sendo tratados pelos gestores, que defendem alterações na proposta, como por exemplo, aposentaria rural, Benefício de Prestação Continuada e capitalização, entre outros pontos.
João Azevêdo também participa hoje de um encontro com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, que receberá também outros governadores.
O governador não participou da reunião realizada ontem (8) com Bolsonaro, governadores e líderes partidários. Ele foi representado pela vice-governadores Lígia Feliciano.
Na ocasião, foi entregue uma carta ao presidente do Fórum dos Governadores. Os governadores querem um novo pacto federativo, a redistribuição dos recursos da União, o Plano Mansueto (de equilíbrio financeiro dos estados), reestruturação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), a securitização das dívidas dos estados, a renegociação da cessão onerosa do petróleo e a redistribuição do Fundo de Participação dos Estados (FPE), esse último por meio de uma proposta de emenda à Constituição.
Os estados pedem alterações no pacto federativo e querem mudanças no relacionamento com a União, quanto a questões políticas, sociais e econômicas, além de modificações no projeto da reforma da Previdência.