Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

João Azevêdo lança site e destaca importância do artesanato paraibano na economia

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O artesanato paraibano ganhou, nesta sexta-feira (2), uma vitrine que vai fortalecer a comercialização da produção, que sofreu redução por conta da pandemia do coronavírus. O governador João Azevêdo lançou, durante uma live no canal do Governo do Estado no YouTube e nas redes sociais, a plataforma digital do Programa do Artesanato da Paraíba (PAP), que ainda disponibiliza uma série de serviços para o artesão por meio do endereço www.pap.pb.gov.br

Na ocasião, João Azevêdo destacou a importância da plataforma para a produção artesanal do Estado. “Estamos divulgando uma ferramenta que será extremamente útil não apenas para a comercialização, mas acima de tudo para a divulgação daquilo que nós temos dentro do nosso artesanato, um segmento que vem sendo tratado pelo Governo com a importância que  merece”, afirmou, ressaltando as ações do Governo do Estado na abertura de novas possibilidades para atividades econômicas como o artesanato ante a pandemia do coronavírus.

Durante a apresentação do site do Programa do Artesanato da Paraíba, João Azevêdo anunciou a abertura de dois museus prevista para dezembro deste ano: o Centro de Referência do Artesanato Paraibano e o Museu Casa do Artista Popular Janete Costa, ambos em João Pessoa. “Com esses espaços, vamos ter ainda mais oportunidade de divulgar o nosso artesanato. Sempre tenho dito que este segmento precisa e vai continuar sendo visto com toda a importância que tem para a cultura do Estado e, da mesma forma, que precisa gerar renda, gerar riqueza para as pessoas que produzem”, acrescentou.

A plataforma digital foi desenvolvida em parceria com a Companhia de Processamento de Dados da Paraíba (Codata). O ambiente virtual oferece uma série de serviços ao artesão paraibano, como a emissão da carteira do Programa do Artesanato da Paraíba (PAP), acesso ao Sistema de Informações Cadastrais do Programa do Artesanato Brasileiro (Sicab) e um canal de contato direto, via WhatsApp, entre o artesão e a equipe do PAP para esclarecimentos de dúvidas, por exemplo.

Outro grande destaque da plataforma é a possibilidade de se conhecer toda a riqueza do artesanato paraibano, num espaço dedicado exclusivamente às tipologias com o contato dos artesãos.

A gestora do Programa do Artesanato da Paraíba, Marielza Rodriguez, que também participou da live, falou da importância da plataforma para os artesãos. “É mais um grande passo que o governador João Azevêdo dá no fortalecimento do artesanato do nosso Estado. Além disso, atende aos anseios dos artesãos, já que a tendência é cada vez mais o cliente utilizar os meios digitais para ter acesso à produção artesanal”, disse.

Sem os salões presenciais por conta da pandemia, a comercialização artesanal da Paraíba foi afetada, a exemplo de outros segmentos econômicos em todo o mundo. Por isso, a importância da iniciativa do Governo do Estado em criar a plataforma digital como estratégia de divulgação.

“Quero dizer ao artesão que ele se sinta dono dessa ferramenta e que use para divulgar ainda mais o seu trabalho”, finalizou Marielza Rodriguez.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

meicartaz

MEI: prazo para entrega da declaração anual termina em maio

defensoriacampina (1)

Justiça determina nomeação de assistentes sociais em concurso de Campina Grande

Cabedelo-Forte-de-Santa-Catarina-Imagem-Daniell-Mendes-16

Iphan é condenado em ação do MPF e deve aumentar segurança na Fortaleza de Santa Catarina

rest week (1)

Paraíba Restaurant Week chega à reta final em 45 restaurantes de João Pessoa

Luciene Gomes, 1

TCE dá prazo para Luciene Gomes justificar contrato de R$ 19 milhões para melhoria da iluminação pública

Animais adoção em jp

Governo promove neste sábado, em Mangabeira, feira de educação, cuidados e adoção animal

Festas

MP recomenda medidas para eventos festivos em cinco municípios paraibanos

padre egidio ex diretor hospital padre ze

Padre Egídio tem alta hospitalar e passa a cumprir prisão domiciliar

Câmara municipal de Patos

Vereadores de Patos aprovam reajuste de 70% no próprio salário, que começa a valer em 2025

Cigarros eletrônicos

Anvisa decide hoje se mantém proibida a venda de cigarros eletrônicos