Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

João Azevêdo formaliza parceria com IFPB para restauração ecológica de corais

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O governador João Azevêdo assinou, nesta terça-feira (17), na Fundação Casa de José Américo, em João Pessoa, acordo de parceria entre o Governo do Estado e o Instituto Federal da Paraíba (IFPB) para desenvolver o Programa Estratégico de Estruturas Artificiais Marinhas da Paraíba (Preamar), que prevê a instalação de recifes artificiais marinhos e a restauração ecológica dos corais do Estado.

A ação receberá um investimento de aproximadamente R$ 2,5 milhões do Governo do Estado e tem o objetivo de recuperar a biodiversidade, fomentar o turismo náutico e subaquático e colaborar com o manejo da pesca na Paraíba.

O programa será desenvolvido ao longo de quatro anos e tem como meta o lançamento de 10 mil blocos de recifes artificiais, possivelmente, em 10 pontos da plataforma continental rasa do estado. As áreas serão definidas após a realização de estudos ambientais com a participação dos segmentos ligados ao turismo, pesca e navegação. Além disso, será definida uma área para mergulho temático e realizadas técnicas de restauração ecológica dos ambientes coralíneos naturais.

Também estão previstos o desenvolvimento de um programa de Educação Ambiental transversalizado e curricularizado e produção de ciência e inovação durante o monitoramento ambiental em parceria com as ICTs da Paraíba.

Na ocasião, o governador João Azevêdo ressaltou a importância da parceria com as instituições de pesquisa do estado para impulsionar o segmento econômico, com foco na sustentabilidade. “Esse é um projeto feito a muitas mãos, que integra ações de preservação ambiental e turismo, com a participação de diversos segmentos, colocando a Paraíba em um patamar diferenciado, com um grande alcance na sociedade, fortalecendo também a pesquisa, inserindo ainda nossos estudantes nesse processo”, frisou.

O diretor presidente da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep), Rômulo Polari Filho, afirmou que a iniciativa abrange a região de Lucena a Barra de Gramame e irá proporcionar resultados importantes no meio ambiente e na economia, se caracterizando como um diferencial turístico no país. “Esse é um projeto ousado que visa criar recifes artificiais para levar o turista para fazer um mergulho em que ele verá um coral semelhante ao natural, evitando a degradação e permitindo, ao mesmo tempo, a regeneração do natural. Dessa forma, nós vamos impulsionar a economia com o turismo náutico e criação de um museu subaquático”, explicou.

O Preamar conta com uma equipe multidisciplinar, envolvendo pesquisadores do IFPB, Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e colaboradores externos.

A reitora do IFPB, Mary Roberta Marinho, evidenciou que o trabalho já foi iniciado, com definição de equipes e planejamento de ações. “Nós estamos desenvolvendo ciência e inovação, cumprindo a nossa missão institucional de promover o desenvolvimento social com sustentabilidade. É com muita alegria que assinamos essa parceria com o Governo do Estado, por meio da Funetec, que vai executar esse projeto de interesse da sociedade, ressaltando que também estamos construindo conhecimento para o futuro”, comentou.

A solenidade foi prestigiada pelo vice-governador Lucas Ribeiro; pelo prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena; pelo vice-prefeito Léo Bezerra; pelo presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino; pelos deputados estaduais Hervázio Bezerra, Wilson Filho, João Gonçalves e Danielle do Vale; além da secretária do Meio Ambiente e Sustentabilidade, Rafaela Camaraense, entre outros auxiliares da gestão estadual e pesquisadores.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

UEPB: uma crise democrática

Confusão continua: TRE nega ter chancelado posse de Raissa Lacerda na Câmara

Anteriores

PM apreende armas e celulares com facção que planejava ataques em Santa Rita

Presos suspeitos de integrar facção que planejava matar ‘rivais’ em Santa Rita

PM, força tatica

Líder criminoso do Maranhão é preso novamente pela PM em João Pessoa

TCE 2021

TCE aponta excesso de servidores contratados em 44 municípios da PB

caminhaotombado

Caminhão com asfalto tomba em vala da BR 230 em Santa Rita

apreensao1 (1)

Operação cumpre mandados de prisão contra facção criminosa na Paraíba

padrastgo

Padrasto tenta culpar ex-esposa, mas pega 42 anos por assassinato de Júlia

hugomottaeministro

Ministro informa a Hugo que Paraíba deve ganhar novo aeroporto em São Bento

fasfasg

Célio Alves promete recorrer de condenação por violência de gênero

Edicoes-coisas-pra-ajeitar-1_Easy-Resize.com_-1

PGR denúncia Pâmela Bório por associação criminosa nos atos do 08 de Janeiro

operacaocartola

Operação Cartola: Gaeco reconhece a prescrição de penas de dois acusados no caso