Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

João Azevêdo anuncia inauguração do 1º Museu de João Pessoa para 4 de novembro

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O governador João Azevêdo inspecionou, nesta sexta-feira (22), a finalização das obras do primeiro Museu da Cidade de João Pessoa, que será inaugurado no dia 4 de novembro, a partir das 10h. No prédio onde residiu o então presidente da Paraíba, João Pessoa, o Governo do Estado investiu recursos na ordem de R$ 1,3 milhão em obras de restauração. O espaço localizado na Praça da Independência passará a contar a história da Capital paraibana por meio de fotografias, obras de arte, literatura, música, móveis e objetos que retratam o estilo de vida da sociedade na década de 1920.

O chefe do Executivo estadual ressaltou o trabalho do governo para recuperar equipamentos históricos e culturais e estimular a ocupação e visitação de locais importantes da cidade. “Nós teremos um espaço em que poderemos contar aos pessoenses e aos paraibanos a nossa história, bem como aos turistas que poderão conhecer as nossas riquezas culturais e os fatos que marcaram a vida do nosso povo. Essa é uma forma de preservação das nossas raízes e de valorização do nosso Centro Histórico que já conta com o Museu do Artesanato e também abrigará o Parque Tecnológico Horizontes da Inovação”, frisou.

O secretário de Estado da Cultura, Damião Ramos, afirmou que o museu será um espaço de valorização da cultura e dos artistas paraibanos. “Essa é uma obra altamente lisonjeada pelos intelectuais e artistas, algo notório e a ser festejado. Este museu era um sonho para a cidade, e o governador João Azevêdo além de garantir a restauração da casa onde residiu João Pessoa, deu todas as condições para se implementar esse querido espaço de cultura”, comentou.

O diretor do Museu da Cidade de João Pessoa, Diógenes Chaves, destacou a simbologia da data de inauguração e a importância do espaço localizado em uma região reconhecida pela beleza arquitetônica. “Em 4 de novembro foi iniciada a povoação da Capital e com este equipamento será suprida uma lacuna porque teremos um lugar onde todas as histórias vão estar convergidas. Nós vamos mostrar as belezas naturais e culturais e os nossos personagens de várias formas, seja por meio da tecnologia e museografia padrão nessa casa que já é carregada de história porque nela morou João Pessoa”, pontuou.

Membro da Academia Paraibana de Letras (APL) e artista plástico, Chico Pereira evidenciou que o espaço abrigará a herança cultural da cidade. “A instalação do museu na Praça da Independência preserva uma casa cujo estilo de arquitetura é um dos últimos da Paraíba e se notabiliza pela sua localização em um espaço histórico muito importante. Além disso, apesar de João Pessoa ser a terceira Capital mais antiga do Brasil, não tínhamos um museu para contar essa história e esse espaço terá uma finalidade educativa para que as novas gerações entendam o lugar que nasceram, vivem e podem se sentir participantes”, falou.

Os serviços de recuperação contemplaram a recepção, secretaria da Ouvidoria, salas de exposição I e II, plataformas de acessibilidade, pesquisa, banheiros masculino e feminino e para pessoas com necessidades especais, onde foi recuperado o piso em ladrilho e mosaico, piso e rodapé em madeira, telhado, gradil, forro, escadas, paredes internas e externas.

O secretário de Estado da Comunicação Institucional, Nonato Bandeira; o presidente da Fundação Espaço Cultural José Lins do Rêgo (Funesc), Pedro Santos; e o presidente da Fundação Casa de José Américo (FCJA), Fernando Moura, também acompanharam a visita e participaram da reunião com o governador João Azevêdo.

 

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

imgDescNoticia_15501649952_foto_N

Luciano Mariz anuncia apoio a Terezinha e Mônica

onibus1 (1)

Governo acompanha entrega de novos ônibus para linhas de Cabedelo

WhatsApp Image 2024-04-18 at 13.22.24

Funcionárias são exoneradas depois de filmarem creche inundada em Santa Rita

WhatsApp-Image-2024-02-09-at-06.38.52-800x500

Segundo acusado de matar lutador de MMA vai a júri em Cabedelo

diretor-do-Hospital-Padre-Ze-o-paroco-Egidio-de-Carvalho-800x500-1-750x375

Padre Egídio consegue prisão domiciliar, mas terá que usar tornozeleira

Vacina dengue

João Pessoa amplia público-alvo para vacina contra a dengue

Octávio Paulo Neto, promotor, coordenador do Gaeco

Coordenador do Gaeco explica medidas alternativas para Padre Egídio: “O processo penal não é vingança”

Polícia civil da paraíba

Homem é preso por oferecer drogas e estuprar menina de 11 anos

Wladimir Costa, ex-deputado federal, foto Câmara dos Deputados

PF prende ex-deputado federal conhecido por tatuar nome de Temer no ombro

Bruno Cunha Lima durante reunião

Prefeitura de CG assina acordo e garante corrida gratuita na Uber para mulheres vítimas de violência