João Azevêdo acompanha obras da dragagem do Porto de Cabedelo

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O governador João Azevêdo esteve, nesta quarta-feira (7), no município de Cabedelo, ocasião em que acompanhou as obras da dragagem do porto, que recebem investimentos superiores a R$ 95 milhões de recursos próprios do Governo do Estado. Os serviços visam o aprofundamento do canal de acesso, que passará de 9,14m a 11 metros de profundidade, permitindo o recebimento de navios de até 55 mil toneladas, o aumento da geração de emprego e o fomento da economia paraibana.

Na oportunidade, João Azevêdo se reuniu com representantes da Companhia Docas, Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Capitania dos Portos e da empresa DTA Engenharia, responsável pelas obras, e destacou a importância do investimento. “Essa é uma ação extraordinária, que trará para o Porto de Cabedelo uma grande atualização e capacidade de operação. São quase R$ 100 milhões de recursos do estado na porta de entrada e saída de produtos do nosso estado e estou muito alegre de compartilhar esse momento tão importante para a economia de Cabedelo e da Paraíba”, frisou.

A presidente da Companhia Docas da Paraíba, Gilmara Temóteo, afirmou que o investimento tornará o Porto de Cabedelo mais competitivo. “A dragagem é um momento histórico para Cabedelo e para a Paraíba, uma ação do governador João Azevêdo que atende à necessidade de aprofundamento do canal de acesso, ampliando os operações do Porto. As empresas que operam conosco, já sabendo das obras, estão se posicionando em relação ao cronograma para que possam operacionalizar com um volume maior de carga, isso barateia o custo e dinamiza as operações”, pontuou.

O gerente de Engenharia da empresa DTA, Gustavo Giorgiano, destacou os avanços da obra desde o seu início. “Nós estamos finalizando a etapa da dragagem de manutenção, trabalhando na dragagem de aprofundamento, já com 40% da obra concluída, tudo dentro do cronograma. A previsão de conclusão é em meados do próximo ano e estamos com duas dragas em operação, que trabalham 24 horas por dia e os sete dias da semana”, explicou.

Além da dragagem no canal de acesso do Porto de Cabedelo, o Governo do Estado também iniciou os obras de construção do pátio de regulação de caminhões de Cabedelo, o Truck Center, que deve regular o estacionamento dos veículos de carga, reduzir a formação de filas de caminhões que circulam em Cabedelo, melhorar a relação Porto-Cidade, aprimorar a gestão do fluxo e diminuir o estacionamento irregular dos veículos de carga nas vias de entorno do porto e de seus terminais, ampliando a eficiência nas operações portuárias que tendem a crescer ainda mais com a dragagem do canal de acesso e com as expansões em curso nos terminais.

O Pátio funcionará como centro de apoio logístico, organizando o fluxo e estacionamento de veículos com agendamento de entrada e saída para os terminais, terá uma área pavimentada de estacionamento para 140 caminhões, espaço destinado ao funcionamento de restaurantes e lanchonetes, banheiros e outros serviços, com área de apoio de 300m², duas edificações para administração e salas para locação, além de vias com circulação interna e estacionamento de veículos de passeio. A previsão é de que o Truck Center gere cerca de 30 empregos diretos. O Pátio será construído numa área que integra a poligonal do Porto de Cabedelo, na Retroárea do Jacaré.

O secretário de estado da Infraestrutura, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, Deusdete Queiroga, e o superintendente da Sudema, Marcelo Cavalcanti, também acompanharam a vistoria às obras.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Concursadas se acorrentam à prefeitura de Bayeux em protesto pela não convocação

Polícia localiza veículo usado em assaltos, prende foragida da Justiça e realiza flagrante em Campina Grande

Fernando Cunha Lima é condenado a 32 anos por estupro de vulnerável

Anteriores

brasilvisse

Copa do Mundo impulsiona expectativas de faturamento entre empreendedores paraibanos

brazmorrone

Delegado preso por associação ao tráfico pede prisão domiciliar humanitária

@FOTO_EDNALDO_ARAUJO_(83)98726_6840

TJPB aprova anteprojeto do novo PCCR dos servidores do Judiciário

elencopbb

Elenco de Cangaço Novo retorna à Roliúde Nordestina para Festa do Bode Rei

alpbprint

Comissão de Orçamento da ALPB aprova parecer preliminar da LDO 2027

tre-pb

TRE-PB reúne forças de segurança para planejamento integrado das eleições

lucasseds

Lucas Ribeiro apresenta resultados da Segurança e inicia Operação S. João após queda de 55% da violência letal em Campina

leopsb

Leo Bezerra questiona João sobre postura do PSB, que lhe faz oposição

TRESDONORDESTE

Programação do Arraiá Mangabeira segue nesta quinta com show gratuito de “Os 3 do Nordeste”

csm_policia_civil_paraiba_joao_pessoa_23_f2d6c68b06

Polícia Civil prende investigados por estupro de vulnerável praticado no Mercado Central de João Pessoa