Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

João Azevêdo abre 33° Salão do Artesanato nesta quarta-feira

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O governador João Azevêdo abre, nesta quarta-feira (12), às 15h, em João Pessoa, a 33ª edição do Salão do Artesanato Paraibano. O evento, que ocorrerá até 6 de fevereiro, em uma megaestrutura na Orla de Cabo Branco, vai reunir trabalhos de 400 artesãos, mostrando o potencial cultural e econômico do segmento para um público estimado em 100 mil pessoas. (Confira aqui o vídeo do salão)

Nesta edição, artesãs dos municípios de Pitimbu, Cabedelo e João Pessoa que trabalham com matérias-primas do ambiente-marinho, a exemplo de escamas de peixe e conchas de marisco, serão as homenageadas, sob o tema “Toda Arte que Vem do Mar”.

O governador João Azevêdo, que tem destacado o potencial econômico do artesanato paraibano, falou da satisfação da volta do Salão do Artesanato de forma presencial. “Ano passado, devido à pandemia, não fizemos o Salão presencial, foi on-line, mas este ano, felizmente, estamos com o Salão do Artesanato na praia de Cabo Branco, que tem bastante movimentação de turistas e também de pessoenses. Vamos ter 400 expositores paraibanos mostrando diversos tipos de artesanato”, frisou, lembrando o lado solidário do evento que, de forma não obrigatória, vai solicitar um quilo de alimento não perecível, em uma parceria entre a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano e o Hospital Padre Zé.

O chefe do Executivo estadual convidou toda a população para prestigiar o 33° Salão do Artesanato Paraibano: “Todos estão convidados a prestigiar este Salão, que vai homenagear toda arte que vem do mar. Vale a pena conhecer nosso belo artesanato, que hoje é um segmento muito forte aqui na Paraíba”, disse.

Por sua vez, a primeira-dama do Estado e presidente de Honra do Programa do Artesanato Paraibano (PAP), Ana Maria Lins, desejou sorte aos artesãos, lembrando os momentos difíceis que a categoria enfrentou por conta da pandemia mesmo com as ações adotadas pelo Governo do Estado. “Com a chegada deste momento, após tudo que passamos, o sentimento é de muita felicidade. O Salão é um evento que, além de divulgar as riquezas da Paraíba, significa geração de renda, de emprego, dando dignidade aos artesãos e artesãs. Desejo muita sorte nesta grande retomada”, comentou.

A gestora do PAP, Marielza Rodriguez, também destacou a expectativa com o retorno do evento presencial. “O coração de todos nós que fazemos o PAP, de nossos parceiros, está a mil, com muita expectativa. O sentimento é de gratidão; ao governador João Azevêdo pelo apoio e envolvimento pessoal nessa retomada, à presidente de Honra do PAP, Ana Maria Lins, por todo o estímulo e ações nos momentos mais difíceis, e aos nossos artesãos e artesãs, por terem acreditado na chegada deste momento. Agora a responsabilidade fica com a população em prestigiar esse Salão, que é tão simbólico, tão importante”, disse.

O evento, tradicionalmente realizado duas vezes ao ano – em janeiro, em João Pessoa; e, em Campina Grande, no mês de junho – já faz parte do calendário de eventos do Estado, sendo uma grande oportunidade de reunir a família e amigos, pois, além das peças artesanais, verdadeiras obras de arte, conta com o melhor da gastronomia e com diversas atrações culturais.

As homenageadas – Artesãs dos municípios de Pitimbu, Cabedelo e João Pessoa serão as grandes homenageadas do 33° Salão do Artesanato, cumprimento da promessa do governador João Azevêdo, feita ao grupo ainda no primeiro ano da gestão.

Lia Caju, do município de Pitimbu, não esconde a satisfação de ser homenageada no principal evento do segmento. “Quando Marielza me deu a notícia de que a gente ia ser homenageada nesse Salão, fiquei sem palavras. Mesmo com a certeza do valor do nosso trabalho, só temos a agradecer ao governador João Azevêdo pela lembrança”, comentou.

O tema desta edição, “Toda Arte que Vem do Mar”, proporcionou o surgimento de novos talentos, a exemplo da artesã do bairro Renascer, em Cabedelo, Josicleide Francelino. “É com grande orgulho e com muita responsabilidade que tanto participo quanto recebo essa homenagem do Salão do Artesanato”, agradeceu.

Com a participação dos trabalhos de 400 artesãos, reunindo as mais diversas tipologias do Litoral ao Sertão do Estado, a organização do evento estima um volume de negócios, entre vendas e encomendas, em R$ 1 milhão, com um público estimado em 100 mil pessoas.

Além das homenagens, o Salão vai contar com uma galeria com 11 artesãos, além de um espaço ambientado com uma réplica do Centro de Renda Renascença e do Artesanato (Crença). Localizado em Monteiro, no Cariri paraibano, o equipamento foi entregue pelo governador João Azevêdo, em parceria com a Prefeitura do município, em novembro do ano passado.

O horário de visitação do Salão do Artesanato será das 16h às 22h, de 12 de janeiro a 6 de fevereiro. A megaestrutura estrutura, com os trabalhos de 400 artesãos, fica localizada na Orla de Cabo Branco, n 2.260, logo após o Jangada Clube (antigo prédio do BNB Clube).

O Salão do Artesanato Paraibano é uma realização do Governo da Paraíba e do Sebrae-PB em parceria com o Empreender-PB; Empresa Paraibana de Comunicação (EPC); Companhia de Água e Esgotos da Paraíba  (Cagepa); Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB); Junta Comercial do Estado da Paraíba (Jucep); Procon-PB; Fundação Espaço Cultural José Lins do Rego (Funesc); Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep); Prefeitura Municipal de João Pessoa; e Arquidiocese da Paraíba.

33° Salão do Artesanato Paraibano  

Data : 12 de janeiro a 6 de fevereiro

Visitação : 16h às 22h

Local : Avenida Cabo Branco (após o Jangada Clube)

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

Cida Gonçalves, ministra das mulheres, e João Azevêdo

João recebe ministra Cida Gonçalves e discute ampliação de políticas públicas em defesa da mulher na PB

Procon-JP fiscalização

Procon-JP notifica 19 postos após denúncias de aumento indevido no preço da gasolina

Relógios apreendidos na operação

Polícia prende em João Pessoa servidor do TJPE por suspeita de corrupção e lavagem de dinheiro

Jannyne Dantas

Justiça mantém prisão de Jannyne Dantas, ex-diretora do Hospital Padre Zé

Gaeco operação curandeiros II

Gaeco deflagra operação contra fraude para libertar presos de forma irregular

Corrida da fogueira em campina grande

Prefeitura de Campina Grande abre inscrições para Corrida da Fogueira

Técnicos do TRE-DF realizam a conferência e a lacração de urnas eletrônicas para o 1º turno das Eleições 2022.

MPPB e Procuradoria Regional Eleitoral discutem atuação de promotores nas eleições 2024

Violência contra mulheres, estupro

A cada 8 minutos, uma mulher é vítima de estupro no país

90101644-eef1-470c-865b-76d15822810a

Ministra das Mulheres participa de sessão um dia após “equívocos” do presidente da AL

joaobenedito (1)

TJ aprova criação de mais sete vagas de desembargador na PB