Jeová vai pedir audiência com Governo, senadores e deputados para debater sobre HU em Cajazeiras

A construção do Hospital Universitário do Sertão da Paraíba a ser edificado na cidade de Cajazeiras pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) foi tema de uma reunião do deputado estadual Jeová Campos (PSB) com o diretor do campus de Cajazeiras, Drº Antônio Fernandes, com a diretoria do Hospital Drº Júlio Maria Bandeira de Mello e representantes da sociedade civil organizada, na última quarta-feira (19), na Reitoria da Universidade.

Em pauta estiveram os encaminhamentos a serem feitos para concretizar o equipamento, que está assegurado por meio de recursos de emendas parlamentares e prometido pelo governo federal desde 2014. Jeová disse ter saído “animado” do encontro. A deputada Drª Paula e o deputado Júnior Araújo também participaram da reunião.

Jeová explicou que vai requerer uma audiência com o governador João Azêvedo, na presença também dos senadores e deputados federais da Paraíba para que ouçam o Fórum em defesa do HU do Sertão. Jeová salientou que esse será um hospital de alta complexidade que vai atender a população de cerca de 40 municípios do Vale do Piancó, Sertão e o médio Sertão.

“Eu sai animado da reunião. Foi feito um encaminhamento. Esse fórum em defesa do HU, o Hospital Geral de Cajazeiras, é um grupo que luta por um equipamento que interessa a 40 municípios. Será um hospital que vai implantar a alta complexidade no Sertão da Paraíba para tratar da cardiologia, hemodiálise, neurologia, da clínica geral, será fundamental para o estado, não só como um hospital que vai atender a população, mas um hospital que vai cumprir o papel de ser um hospital-escola para que os futuros médicos, enfermeiros, nutricionistas, tenham um laboratório próprio, adequado ao curso”, defendeu o parlamentar.

“O curso de Medicina é um curso muito complexo e você tem o curso da Santa Maria e da UFCG na região. Toda área de saúde precisa desse aparelho a serviço da população e da Academia. Indiquei um caminho, pedi uma audiência do fórum com o governador e nessa audiência convidarei todos os senadores e deputados federais e mostrarei que esse hospital é interesse não apenas de uma cidade”, disse Jeová Campos.

Para ele, já está no momento da Paraíba pensar em uma estrutura melhor de saúde para o Sertão paraibano. Vidas correm riscos na estrada em função do tempo gasto e dos perigos de acidentes. “Não adianta a gente ficar nessa de levar paciente para Campina Grande. Muitos morrem na estrada. Tratar de um infarto, levando para João Pessoa é outro problema ainda maior. É preciso cuidar dessa estrutura nesse cantinho que é Cajazeiras que está a 500 quilômetros de João Pessoa. Vamos juntos que dará certo. Cajazeiras sempre vence seus desafios, toda classe politica e sociedade civil organizada, está junta nessa caminhada e isso será uma realidade”, concluiu o deputado, otimista.

O deputado destaca que a edificação do hospital é uma luta da sociedade civil organizada desde 2014. Sua entrega foi, inclusive, anunciada em 2018, algo que não foi feito e o governo federal continua sem respostas para tal deliberação. Foram assegurados pelo governo federal, por meio de emendas parlamentares, no ano de 2019, R$ 25 milhões de reais. O Hospital Universitário será construído ao lado do Campus da UFCG em Cajazeiras, com capacidade de 200 leitos (145 gerais, 20 de UTI adulta, 15 de UTI pediátrica, 10 de UTI. neonatal e 10 de UCI), além de centro de imagens avançado; unidades de Patologia e Citopatologia; centro de hemodiálise com 20 leitos; centro de média e alta complexidade em nefrologia; serviço cardiovascular, entre outros.

Comentários