Jarbas anuncia que será candidato ao governo de PE

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Depois de muita hesitação e suspense, o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB) anunciou que vai disputar o governo de Pernambuco.

Dissidente em seu partido, Jarbas franqueará o palanque ao presidenciável da oposição, o tucano José Serra.

O senador, que já governou o Estado duas vezes, vai às urnas a bordo de uma coligação que inclui, além do seu PMDB: PSDB, DEM e PPS.

Medirá forças com o governador Eduardo Campos (PSB), coligado ao PT. Candidato à reeleição, Campos lidera as pesquisas.

O governador preside o PSB federal. Acaba de empurrar o seu partido para dentro da mega-aliança que dará suporte à candidatura petista de Dilma Rousseff.

Uma semana depois de passar na lâmina o projeto presidencial de Ciro Gomes, o PSB aderiu a Dilma nesta quarta-feira, 5, num almoço brasiliense.

Assim, haverá em Pernambuco uma disputa nítida e bem demarcada: de um lado, Jarbas Vasconcelos/Serra. Do outro, Eduardo Campos/Dilma.

O duelo será travado sobre o pano de fundo da popularidade de Lula. Prestigiado no resto do Brasil, o presidente pernambucano é como que mitificado em seu Estado natal.

Melhor para Campos. Encontrou em Lula, mais do que um aliado, uma ponte para as arcas federais, generosas com sua gestão.

Pior para Jarbas, notabilizado como um dos mais ácidos críticos do governo Lula.

O azedume do senador, aliás, contrasta com o timbre água-com-açúcar que tem caracterizado a retórica de Serra em relação a Lula.

Com os cofres tonificados pelas verbas providas por Lula, Eduardo Campos constrói um vistoso puxadinho político no quintal inimigo.

Já atraiu o apoio de cerca de 20 prefeitos de “oposição”. Gente filiada aos partidos que “estão” com Jarbas. Inclusive o PSDB de Serra.

É nesse cenário adverso que Jarbas vai tentar empinar sua candidatura. Tomando-se o quadro atual, parece improvável que o senador prevaleça.

Mas não há em Pernambuco nenhuma outra liderança de oposição com o prestígio de Jarbas. Com ele, há o risco de derrota. Sem ele, haveria um massacre.

 

Blog do Josias de Souza

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

João Azevêdo anuncia investimentos de R$ 11,5 bilhões em novas obras

Moraes pede a Bolsonaro que apresente convite para posse de Trump

Anteriores

Cagepa PB

João Azevêdo anuncia contratação imediata de 80 concursados da Cagepa

Donald Trump

Trump acaba com home office de 1 milhão de funcionários públicos

remedioemcasa

‘Remédio em Casa’ amplia público-alvo e passa a beneficiar pacientes a partir de 50 anos

antonieta

Antoniêta, mãe de Romero Rodrigues, morre aos 93 anos

2camara

Ex-prefeito deve devolver R$ 93 mil por gastos não comprovados com aquisição de alimentos

sedec_celest_foto_dayseeuzebio-1-scaled

Celest inscreve para mais de 700 vagas em cursos de línguas estrangeiras e Libras

70f8db31-519b-4dbb-9878-2a45b16ec120

PRF na Paraíba apreende veículo adulterado, flagra condutor embriagado e prende foragido

8d276d5638f451862979bf1450cd2c2d

Motoristas de ônibus de João Pessoa discutem possibilidade de greve em reunião nesta terça

urso1

Governo lança edital Prêmio Paraíba Folia para apoiar e incentivar agremiações carnavalescas

awa

Menina de 6 anos é encontrada morta em barreiro na zona rural de Taperoá