A chapa ‘UFPB em primeiro lugar’, formada pelos professores doutores Isac Almeida e Regina Celi, candidatos a reitor e vice-reitora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), inicia, neste domingo (2), uma campanha com formato inédito totalmente on-line, viabilizada por meio das redes sociais, lives e plataformas digitais para contato virtual com apoiadores e eleitores, e que contará também com um comitê virtual, o hotsite da chapa.
O uso das ferramentas e tecnologias pela chapa na realização da campanha acontece por causa da pandemia de Covid-19.
Apoiada pela atual gestão, da reitora Margareth Diniz, a candidatura da chapa de Isac e Regina foi homologada na sexta-feira, 31 de julho, pela Comissão Organizadora da Consulta Prévia à comunidade universitária da UFPB, visando à elaboração da lista tríplice para a escolha do reitor e vice-reitor da instituição. A chapa ‘UFPB em primeiro lugar’ se coloca como representante da experiência, maturidade e do conhecimento necessários para dar continuidade ao trabalho que tem alçado os índices de excelência da UFPB a primeiro lugar no país. A candidatura defende um processo de consulta prévia movido por compromissos inclusivos, democráticos e acadêmicos que fortaleçam ainda mais a instituição.
Ambos professores doutores, Isac e Regina também são pesquisadores do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
“A nossa universidade, por seu tamanho e sua importância acadêmica, científica, cultural e social, exige competência, disponibilidade e criatividade de quem se propõe a administrar esse inestimável patrimônio da Paraíba e do Brasil para que tudo o que foi feito seja preservado e muito mais ainda seja realizado de forma responsável, sustentável e transparente”, afirma a carta programa da chapa.
Tendo como princípios norteadores ensino público, gestão humanizada, governança pública, busca pela excelência, sustentabilidade e descentralização, a chapa ‘UFPB em primeiro lugar’ fundamenta-se em nove eixos de atuação: acadêmico-científico; arte e cultura; pessoas; políticas de inclusão e democracia universitária; administrativo; infraestrutura; sustentabilidade; campus fora de sede; e o Hospital Universitário Lauro Wanderley.
Segundo Isac e Regina, a carta programa é fruto do empenho coletivo de todas as pessoas que fazem e acreditam na educação superior pública, gratuita, inclusiva, de qualidade e socialmente referenciada. Eles classificam-na como ponto de partida, uma vez que vão elaborar um Plano de Gestão.
Para ouvir propostas e anseios da comunidade acadêmica, que comporão o Plano de Gestão, a chapa pretende viabilizar contatos virtuais com os eleitores, por meio de encontros por videoconferências e lives, e também disponibilizou vários canais de comunicação, como o hotsite, redes sociais (Instagram, Facebook, Twitter, canal de YouTube, Linkedin), endereço de e-mail e número no aplicativo de celular WhatsApp.