Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Iraê Lucena entrega comenda da Paz Chico Xavier a personalidades espíritas

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A deputada estadual, Iraê Lucena (PMDB) enviou a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa um requerimento solicitando a realização de uma sessão especial em homenagem ao centenário de nascimento do grande médium que foi Chico Xavier. A sessão está marcada para acontecer no dia 10 de junho, às 10 horas, no Plenário José Mariz.

Durante a  sessão, a deputada que pratica a doutrina espírita, entregará a Comenda da Paz Chico Xavier a três personalidades que representam a doutrina espírita na Paraíba e no país: o Presidente da Federação Espírita, José Raimundo de Lima, ao filho adotivo de Chico Xavier, Eurípedes Humberto Higino dos Reis e ao Presidente do Núcleo Espírita Dom Samaritano, Severino Celestino da Silva.

A justificada sessão especial em homenagem ao centenário de nascimento de Chico Xavier está na abnegação que o mediúnico tinha em ajudar as pessoas com as suas mensagens psicografadas. “Do ponto de vista espiritual, Chico Xavier foi a cada dia, um homem mais rico: multiplicou os talentos que o Senhor lhe confiou, através de seu trabalho, de sua perseverança e da sua humildade em serviço”, ratificou a deputada.

Sobre Chico Xavier

Francisco Cândido Xavier nasceu em Pedro Leopoldo (MG), no dia 2 de abril de 1910 e desencarnou em 30 / 06 / 2002. Filho de operário inculto e de humilde lavadeira ficou órfão de mãe aos cinco anos de idade. Seu pai se viu obrigado a entregar alguns dos seus nove filhos aos cuidados de pessoas amigas e Chico Xavier ficou com sua madrinha, mulher nervosa que o maltratava cruelmente.

Em maio de 1927 foi realizada a primeira sessão espírita no lar dos Xavier, em Pedro Leopoldo. Seu primeiro livro psicografado foi publicado em 1931. Os direitos autorais de seus livros publicados, em torno de 340, foram cedidos, gratuitamente, às editoras espíritas ou a quaisquer outras entidades. Quanto à fortuna material, ele continuava tão pobre quanto sempre. Chico era aposentado e recebia somente os proventos de sua aposentadoria, que era de valor extremamente baixo.

O pai da deputada Iraê Lucena, senador Humberto Lucena, então Presidente do Congresso Nacional, em 1987, apresentou Projeto de Lei instituindo merecida pensão especial a Chico Xavier, por todo o serviço de amor e caridade que ele ofereceu durante toda a vida, até então, aos irmãos mais necessitados.

Vale lembrar que depois de efetivada a pensão, que passou de R$ 350,00 para R$ 1.500,00, valores estipulados para hoje, conforme documentos a nós apresentados, todo este montante foi revertido para as obras de caridade do médium, como a distribuição de alimentos realizada em Uberaba.  
 

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

Karla Pimentel, Conde

Aprovados em concurso do Conde farão protesto porque prefeita se recusa a homologar resultado

1715353690663e385a6ee68_1715353690_3x2_lg

Cavalo Caramelo tem quadro estável após resgate e recebe tratamento para desidratação

irpf

Faculdade promove mutirão gratuito do Imposto de Renda no Shopping Tambiá neste sábado

idosaaereo (1)

Coração Paraibano: Idosa sofre infarto em Bananeiras e é transferida pelo transporte aéreo para o Hospital Metropolitano

crmv1 (1)

CRMV-PB aprova programa de controle populacional de animais em Monteiro e Vista Serrana

joaoplaca

João Azevêdo entrega escolas e anuncia novos investimentos em Cachoeira dos Índios e Bom Jesus

praia-de-cabo-branco-683x388

Operação flagra Bar do Cuscuz e outros estabelecimentos jogando esgoto na orla

Sabadinho bom, no centro

Sabadinho Bom apresenta Israel Sete Cordas neste final de semana

Estágio no MPF

MPF divulga resultado da prova objetiva para estágio em Direito; confira

Paraibano mata ex-namorada no Ceará

Paraibano é julgado no Ceará por matar técnica de enfermagem