Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Inscrições para concurso da UEPB serão reabertas na próxima segunda-feira

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Será reaberto na próxima segunda-feira (21) o prazo para inscrição do concurso da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) para a contratação de 20 vagas para Desenvolvedor (analista de sistema). o novo prazo de inscrição vai das 10h de segunda até as 23:59h do domingo (27).

A UEPB retificou nesta sexta-feira (18) o edital do concurso, cuja prova estava marcada para este domingo (20). Conforme o edital, retificado, publicado hoej, o pagamento do boleto com a taxa de inscrição deve ser feito até o dia 28 deste mês. As provas estão previstas para acontecerem no dia 17 de junho. O novo edital pode ser conferido na página da organizadora da seleção, no endereço https://cpcon.uepb.edu.br/.

A alteração no edital seguiu uma decisão ocorrida na tarde de ontem (17). O juiz da 1ª Vara da Fazenda Pública de Campina Grande, Gilberto de Medeiros Rodrigues, determinou, na a suspensão do curso do processo seletivo deflagrado pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), para o preenchimento de 20 vagas de desenvolvedor (analista de sistemas), até que fosse retificado o Edital Normativo de Processo Seletivo nº 01/2018, com a reserva de 5% das vagas para as pessoas com deficiência física. O magistrado também determinou a abertura de novo prazo para a inscrição, observada a legislação vigente, em especial, a Lei Estadual nº 5.556/92.

De acordo com os autos, o pedido de tutela cautelar ocorreu nos autos do Mandado de Segurança (MS) Coletivo n.º 080.7281-50.2018.8.15.0001 impetrado pela Defensoria Pública Estadual em face do reitor e do coordenador da Central de Informática da UEPB. A autora do MS aduziu, em síntese, que a UEPB publicou edital para o referido processo seletivo, desconsiderando a reserva de percentual de 5% das vagas para pessoas portadoras de deficiência física. Alegou, ainda, que o fato violou as Constituições Federal e Estadual da Paraíba, a Lei Estadual nº 5.556/92 e, também, o Decreto nº 6.949/09, que promulgou a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo, assinados em Nova York, em 30 de março de 2007.

Por fim, requereu a concessão de tutela provisória cautelar, para suspender o concurso, até que o edital fosse retificado, com a inclusão do percentual e a abertura de novo prazo para inscrição.

O magistrado, ao deferir a tutela, constatou que a omissão de reserva de 5% de vagas para pessoas com deficiência física, no edital publicado pela UEPB, viola o artigo 37, VIII, da Constituição Federal, o artigo 1.º da Lei Estadual n. 5.556/92, que dispõem sobre o percentual de reserva de cargos e define os critérios para admissão, além da Convenção.

Na decisão, o juiz de 1º Grau lembrou, ainda, que o Brasil é signatário da Convenção de Nova York, que dispõe sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, sendo esta incorporada ao ordenamento jurídico nacional, por meio do Decreto nº 6.949/09. O documento dispõe, em seu artigo 27, I, “g”, que os “Estados Partes reconhecem os direitos das pessoas com deficiência ao trabalho, em igualdade de oportunidades com as demais pessoas. Esse direito abrange o direito à oportunidade de se manter com um trabalho de sua livre escolha ou aceitação no mercado laboral, em ambiente de trabalho aberto, inclusivo e acessível a pessoas com deficiência.”.

“De outro lado, o periculum in mora (perigo da demora) é evidente, diante da manutenção da tramitação do processo seletivo em apreço, com prova teórico-prática agendada para o próximo dia 20 de maio de 2018, apesar do pleito administrativo da impetrante para regularização do edital, com a reserva de vagas para deficientes físicos, fato que tem o condão de prejudicar todos que possam concorrer a referidas vagas”, acrescentou Gilberto Medeiros ao deferir o pedido.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

foccotce (1)

TCE assume coordenação do Focco-PB e presidente destaca importância do fórum

pastedecarnecomacusar (1)

Deputados aprovam pastel de carne com açúcar como patrimônio imaterial da PB

vacinaferreira (1)

Vacinação contra dengue é suspensa na Capital até que Ministério da Saúde envie novas doses

Aguinaldo Ribeiro, fonte Câmara dos Deputados

Lula defende Aguinaldo como relator da regulamentação da reforma tributária

Cícero Lucena em Mangabeira

Cícero confirma licitação para construir ponte ligando Mangabeira ao Valentina

Herman Benjamin, stj

Paraibano Herman Benjamin é eleito novo presidente do STJ

Cigarros eletrônicos

Vigilância Sanitária determina apreensão de cigarros eletrônicos em todo Estado

João Azevêdo programa

Governo inclui no PPP-PB construção de estacionamento vertical na Epitácio com 1.500 vagas

Acidente próximo ao viaduto do Forrock

Motociclista sofre parada cardíaca após acidente e é reanimado pela PRF na BR-230

Jucélio Dantas é acusado de assassinar kaliane Medeiros

Caso Kaliane: ex-namorado é condenado a 30 anos por homicídio e feminicídio