Inscrições para a residência multiprofissional do HU da UFPB começam na segunda-feira

Começa na segunda-feira (11) o prazo de inscrições para o Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde Hospitalar (Rimush) do Centro de Ciências da Saúde, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), é o principal campo de prática para essa pós-graduação.

Estão sendo oferecidas 36 vagas, e a seleção inclui uma prova que será aplicada no dia 7 de fevereiro. O edital público do programa foi lançado no dia 2 este mês. A residência se constitui em uma pós-graduação Lato Sensu, em nível de especialização, de caráter multiprofissional, realizada em serviços de alta, média e baixa complexidade.

Para o gerente de Ensino e Pesquisa do Hospital Universitário, Eduardo Borges da Fonseca, esse programa é de grande relevância. “Primeiro porque ratifica a vocação primaz do HULW-UFPB/Ebserh: o ensino. Segundo porque converge com a política do atual reitor Valdiney Veloso Gouveia de unir os diversos segmentos da UFPB no sentido de termos uma universidade de todos e para todos”, afirma.

Já a coordenadora da Rimush, Adriana Carvalho, explicou que podem participar da seleção ao quadro de residentes do HULW-UFPB profissionais de saúde que possuem formação superior nas áreas de Serviço Social, Enfermagem, Farmácia, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia, Terapia Ocupacional e Odontologia.

As inscrições podem ser feitas a partir da zero hora do dia 11 de janeiro de 2021 até às 23h59min do dia 25 de janeiro de 2021, exclusivamente por meio do site www.ccs.ufpb.br/rimush. Já os interessados em obter isenção da taxa de inscrição devem enviar a solicitação nos dias 11 e 12 de janeiro.

Áreas de concentração

As 36 vagas são distribuídas em três áreas de concentração de conhecimento: Ênfase I: “Atenção à saúde da criança e do adolescente” (10 vagas); Ênfase II: “Atenção à saúde do idoso” (13 vagas); e Ênfase III: “Atenção à saúde ao paciente crítico” (13 vagas).

O processo seletivo consta de prova objetiva com 40 questões de múltipla escolha. Serão 20 questões referentes ao tema “Políticas públicas de saúde”, comuns para todos os candidatos, e 20 questões referentes a “Conhecimentos específicos” segundo o núcleo de formação profissional.

Informações mais detalhadas sobre o processo seletivo podem ser obtidas através de e-mail (rimushinscricao@gmail.com) ou no edital do programa, disponível no endereço www.ccs.ufpb.br/rimush.

Pandemia

A coordenadora da Rimush também explicou que a atual situação de pandemia gerada pela covid-19 envolve medidas de segurança específicas que serão adotadas e exigidas pela coordenação do processo seletivo, com base no plano de Biossegurança da UFPB. “O candidato que se negar a cumprir as normas de segurança será eliminado do processo seletivo”, informou Adriana Carvalho. Ela adiantou que, por se tratar de um momento de pandemia, a data de realização do processo seletivo poderá ser alterada mediante as orientações/medidas da Comisssão de Biossegurança da UFPB, as normas municipais e/ou estaduais de segurança.

Caso o candidato esteja com algum sintoma da covid-19 (febre, tosse seca, perda de paladar ou olfato, dificuldade de respirar ou falta de ar, entre outros) não deverá comparecer ao local de prova.

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.