Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Inovação: Sebrae vai promover capacitação para formar investidores-anjo na Paraíba

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Você sabe o que é um investidor-anjo? Expressão característica do universo da inovação, ela representa os empresários, executivos e profissionais liberais que costumam investir em empresas nascentes, com alto potencial de crescimento no mercado, especialmente as startups. Fundamentais para os negócios que estão iniciando o processo de abertura de capital, esses investidores geralmente já trilharam carreiras de sucesso e recebem esse nome por dedicarem tempo e recursos para desenvolverem novas empresas.

Dessa forma, considerando a importância dos ‘anjos’ para fomentar o mercado de startups na Paraíba, o Sebrae vai promover uma capacitação com foco na formação de novos investidores no estado. Com metodologia desenvolvida pelo programa Capital Empreendedor, do próprio Sebrae, em parceria com a Harvard Business School Alumnni Angels of Brazil, a capacitação será ofertada pela primeira vez na Paraíba e está com inscrições abertas até o próximo dia 26 de outubro.

De acordo com o Sebrae, a capacitação vai abordar os aspectos essenciais para o participante obter um amplo conhecimento sobre o que é o investimento-anjo, de modo que ele possa ser mais assertivo na realização desses investimentos. Entre os conteúdos que serão trabalhados, estão: como funciona o mercado de investimento, as estratégias para identificar startups com alto potencial de mercado, os erros e acertos na hora de investir e os principais termos que são relacionados a um contrato de investimento.

Conforme explica a analista técnica do Sebrae/PB, Nilvânia Silva, a capacitação é voltada para pessoas com experiência empresarial, que possuam capital e interesse em realizar investimentos iniciais em negócios inovadores. O processo de inscrição e seleção dos candidatos será dividido em duas fases.

A primeira, que consiste no preenchimento do questionário de inscrição, é realizada através do endereço https://www.worldlabs.org/opportunity/formacao-de-investidores. Em seguida, os candidatos aprovados nesta fase seguirão para a segunda etapa, que consiste na realização de uma entrevista online. Já a capacitação ocorrerá nos meses de novembro e dezembro, com conteúdos síncronos, assíncronos e um encontro híbrido.

“A capacitação é muito importante para o ecossistema de inovação da Paraíba, no qual temos visto o surgimento de muitas iniciativas voltadas ao fomento e desenvolvimento de negócios inovadores e startups. Entretanto, ainda são poucos os investidores-anjo existentes no estado para apoiar esses empreendedores que estão inseridos no mundo das startups”, explicou Nilvânia Silva, ao destacar que o papel desses atores vai muito além do aporte de recursos.

“O investidor-anjo atua como mentor, compartilha experiências de gestão de negócios, sua rede de contatos e também investe financeiramente. Portanto, sua atuação tem grande potencial para que as startups cresçam exponencialmente e avancem em seu grau de maturidade. Isso repercute, também, na geração de emprego e no desenvolvimento na região em que se encontram”, acrescentou a analista.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

gusfavo1

Candidato de 30 anos morre ao passar por exame físico do concurso da PM

pbtur1 (1)

Governo da Paraíba impulsiona o turismo com ações estratégicas de divulgação

ulissesok (1)

Ulisses Barbosa narra agressão cometida por 7 homens e pedrada na cabeça; ouça

joaoazevedoclose

João Azevêdo destaca investimentos na educação no lançamento do programa Pé-de-Meia na PB

concursouni

Governo decide adiar provas do 1º Concurso Nacional Unificado

terezinhacamilo (1)

Ministro da Educação sinaliza que Terezinha será confirmada como reitora da UFPB

Francisco de Assis Rodrigues de Lima, prefeito de Cajazeirinhas

Prefeito de Cajazeirinhas é condenado por manter lixão

Festa Junina

MP recomenda medidas para garantir segurança e meio ambiente no São João de Monteiro

Cícero e Janine Lucena

Cícero explica que mandado contra Janine foi motivado por ligação desconhecida

Polícia civil da paraíba

Homem é preso por participar de rinha de galos e ameaçar deputada